Francis, considerado o primeiro sabonete de luxo do Brasil, foi criado em 1972 pela família Matarazzo. Sob administração do Grupo Flora desde 2011, a marca de sabonetes perfumados, popular no varejo tradicional do país, dá início a uma nova fase de sua história com o lançamento de Casa Francis, especializada em perfumaria fina.

O Brasil lidera o consumo global de fragrâncias por unidade e ocupa o segundo lugar em valor, ficando atrás apenas dos EUA, segundo pesquisa da Statista. Francis entrou no segmento de perfumaria fina por ser um mercado em ascensão e a Casa Francis surge para modernizar a marca, ampliar o portfólio e fortalecer sua presença no setor”, afirma Ana Carolina Cocenzo, head de novos negócios da Flora.

Ela diz que Francis e Casa Francis compartilham a mesma essência: fragrâncias marcantes e produtos de alta qualidade. “Francis mantém seu foco nos sabonetes de alta perfumação, além dos desodorantes e hidratantes lançados no último ano, todos voltados para o varejo de grande escala. Nossa expertise em perfumação sempre fez parte da vida das famílias brasileiras e agora elevamos essa herança a um novo patamar, com um portfólio sofisticado e experiências inéditas que despertam novas sensações.

Portfólio tem mais de 100 produtos de perfumaria, autocuidado e para o ambiente

A Casa Francis chegou ao mercado com um amplo portfólio. São mais de 100 itens premium, incluindo produtos de perfumaria, de autocuidado e para o ambiente. “Levamos mais de dois anos para realizar esse projeto, que teve participação de mais de 300 pessoas. A construção do mix de produtos envolveu pesquisas aprofundadas sobre tendências de mercado e consumo, além de viagens para quatro continentes em busca de referências inovadoras e com matérias-primas de excelência”, revela Cocenzo.

A executiva conta que alguns itens são desenvolvidos na mesma estrutura produtiva de Francis, enquanto outros exigem processos especializados e são produzidos em fábricas parceiras. “Vale ressaltar que todos contam com a nossa formulação.

Casa Francis estreou com duas lojas próprias, que foram inauguradas na cidade de São Paulo no final do ano passado. Elas propõem diferentes experiências multissensoriais, que vão das clássicas pias de experimentação de cosméticos até flores cenográficas que soltam bolhas com os aromas dos produtos.

Optamos por lojas próprias porque isso nos permite um maior controle da jornada do cliente, além da garantia no padrão de qualidade do atendimento. No momento, estamos focados na operação das duas unidades, mas também contamos com e-commerce, para que consumidores que residem fora de São Paulo possam ter acesso aos produtos”, afirma Concenzo.

Nova marca amplia público, mantendo conexão com os clientes fiéis de Francis

Com Casa Francis, a head de novos negócios diz que é possível atrair um público mais exigente, incluindo novas faixas etárias, mas sem perder a conexão com os consumidores já fiéis à Francis. “Essa evolução vem acompanhada de uma modernização da marca, garantindo que ela continue relevante e desejada, expandindo sua relevância.

Embora Francis siga como a principal operação da empresa em volume, a nova marca tem um grande potencial de valor agregado, segundo Concenzo. “A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, Casa Francis se consolide como um pilar relevante no portfólio, contribuindo significativamente para o crescimento e a valorização da marca Francis no mercado.