Brazil Beauty News - Por que a empresa decidiu fortalecer o escritório comercial de São Paulo?
Simone Baratta - Nosso foco tem sido o mercado brasileiro, onde estamos presentes desde 2020 e acompanhamos com muita atenção. Estamos convencidos de que a América Latina é um mercado promissor, haja vista o desenvolvimento significativo registrado no Brasil, mas também em países vizinhos, como Colômbia e Peru. Sentimos que chegou a hora de dar um passo a mais. As marcas brasileiras estão procurando se expandir e desejam atuar no mercado mundial – e nosso objetivo é proporcionar a elas um diferencial. Os principais fornecedores locais realizam belos produtos, mas a Bormioli Luigi provavelmente dispõe de recursos que possibilitam a criação de formas mais complexas. Para além da qualidade do vidro, acredito que, acima de tudo, somos capazes de agregar valor, contribuindo para que as marcas ingressem verdadeiramente no universo do luxo.
Marta de Oliveira Bagolin - O mercado latino-americano não é tão diferente do mercado europeu: as exigências são as mesmas, as marcas estão atentas à questão do desenvolvimento sustentável e ao ecodesign, o padrão da indústria é de alta qualidade e extremamente exigente quanto à transparência do vidro. Claro que o preço é um fator importante, mas a sustentabilidade é um critério igualmente fundamental para elas. Outro ponto essencial é a construção de relações duradouras.
Brazil Beauty News - Como é estruturada a atuação da Bormioli Luigi no continente?
Simone Baratta - Os frascos que fornecemos são produzidos na Europa, e todo o trabalho de decoração é feito com parceiros locais, selecionados com base na alta qualidade dos serviços que eles oferecem. Para poder atender a pedidos com prazos curtos e grandes volumes de produtos, estabelecemos parcerias com empresas locais que prestam serviços logísticos. Além disso, nosso escritório de São Paulo conta com equipes comercial e técnica, responsáveis pelo atendimento aos clientes do continente.
Marta de Oliveira - Dispomos de um armazém aqui em São Paulo e fazemos questão de acompanhar as operações logísticas, trabalhando de mãos dadas com nossos parceiros para que possamos oferecer o mesmo nível de serviço que prestamos aos clientes europeus. O principal desafio é ter agilidade e flexibilidade.
Brazil Beauty News - Qual é o potencial de crescimento a Bormioli Luigi identificou no continente?
Simone Baratta - Já temos parcerias firmadas com algumas das maiores empresas brasileiras, como Boticário e Natura. Paralelamente, queremos colaborar com outras marcas, em especial do setor de perfumaria, mas as marcas de cuidados pessoais e maquiagem podem ser um mercado interessante. Outros países do continente, como Peru, México e Colômbia, também têm marcas extremamente dinâmicas que estão conquistando um posicionamento mais alto no mercado, o que requer embalagens mais elaboradas.
Brazil Beauty News - A Bormioli Luigi tem planos para produzir localmente?
Simone Baratta - Não descartamos a possibilidade de instalar uma fábrica local, começando provavelmente pela decoração. O Brasil é um mercado que valoriza muito a imagem e a diferenciação, por isso a lógica seria de começar por este caminho. Mas, por enquanto, não temos nenhuma previsão concreta.
Este artigo faz parte da edição especial de 10 anos da Brazil Beauty New, leia aqui: Edição especial 10 anos |