Fundada em 2020 por Manuel Milliery, que também é CEO, a Papkot é pioneira em uma plataforma proprietária de revestimento à base de fibras, que oferece uma alternativa aos revestimentos plásticos convencionais e barreiras baseadas em biopolímeros. A inovação confere à embalagem alta resistência à água, gordura e óleo, ou mesmo ao glicerol, sendo totalmente reciclável e biodegradável em escala industrial. Essa tecnologia pode permitir a eliminação gradual do plástico das embalagens descartáveis.
Rumo à industrialização em larga escala
"Esse acordo tem um potencial imenso para a Fedrigoni", diz Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. "Teremos a oportunidade de adquirir uma tecnologia disruptiva que nos permitirá apoiar ainda mais nossos clientes no desenvolvimento de embalagens monomateriais e totalmente recicláveis."
O grupo italiano pretende desempenhar um papel essencial na aceleração da industrialização da start-up francesa, um passo essencial para a escalabilidade de seu modelo de negócio. O objetivo é duplo: impulsionar a adoção global dessa tecnologia — principalmente para atender à demanda de grandes marcas de alimentos e bens de consumo por embalagens flexíveis monomateriais — e estender suas aplicações para novas categorias de produtos.
Com centros de pesquisa e desenvolvimento na França e na China e parcerias de fabricação contratada na França, nos Estados Unidos e na China, a Papkot já atende grandes marcas globais de alimentos e bens de consumo.
Sem plástico e biodegradável
A tecnologia desenvolvida pela Papkot é baseada em um material nanoestruturado, totalmente reciclável e livres de substâncias nocivas como PFAS.
Os revestimentos Papkot foram amplamente validados em uma ampla variedade de substratos de papel, incluindo fibras virgens e recicladas. Ensaios industriais em andamento estão ampliando ainda mais a compatibilidade para atender às diversas necessidades de convertedores e proprietários de marcas.
As aplicações dessa tecnologia proprietária são diversas, desde embalagens de utilização única e invólucros para alimentos até papéis retardantes de chama ou transparentes e copos descartáveis.
A Papkot utiliza um modelo baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina para desenvolver soluções personalizadas para os clientes, medir o desempenho dos materiais e acelerar a inovação com base em dados.
"Essa tecnologia avançada possui sinergia com os negócios de papéis especiais e materiais autoadesivos da Fedrigoni. Além do revestimento de barreira, essa solução permite substituir o liner de etiqueta, normalmente feito de silício, por um material totalmente reciclável", comenta Fulvio Capussotti, Vice-Presidente Executivo da Fedrigoni Special Papers, RFID e Inovação & Diretor de Sustentabilidade do Grupo Fedrigoni.