Reforçar a sustentabilidade e o ecodesign? Claro que sim, mas sem abrir mão da atratividade! Diante do impressionante avanço técnico observado no salão Luxe Pack Monaco deste ano, tudo leva a crer que associar esses critérios seja uma meta cada vez mais próxima. Graças aos progressos técnicos, o padrão das soluções ecológicas vem conquistando patamares mais altos em termos de funcionalidade e luxo.
Otimização de linhas de produtos monomaterial
Lançada em 2020 pela Procos, a Yoga Box – caixa inteiramente em papelão conhecida por sua leveza e pela economia de material – passou por algumas transformações, dando origem este ano à Sunshine Box. Nessa versão, a Procos reafirma sua aposta em embalagens monomaterial e otimiza o sistema de trava sem ímã, graças a uma bem bolada configuração de encaixe por dentro da face anterior do estojo, completada por um botão em bisel. A nova técnica de fecho, patenteada e invisível, oferece mais conforto no manuseio e um design mais elegante. A Sunshine Box e sua versão Light são também equipadas com um fundo plano para estabilizar os produtos, que ficam presos por fitas em Tencel.
No estande da Metapack, o destaque foram os estojos Timeless: inteiramente em zamac, eles podem ter forma quadrada, redonda ou qualquer outro formato, e são recarregáveis, reutilizáveis e recicláveis indefinidamente. O sistema de trava, cuja patente foi registrada pela empresa, utiliza uma pequena haste para o fecho. O objetivo é evitar a mistura de materiais e, ao mesmo tempo, oferecer uma solução de alto padrão.
A ênfase dada pela Metapack ao ecodesign está também presente na coleção Infinity, uma série de borrifadores de bolsa totalmente em alumínio, recarregáveis e recicláveis, sem nenhum componente plástico.
Entre os materiais selecionados para a realização de soluções sustentáveis, o alumínio se tornou, de fato, uma das matérias-primas mais procuradas. Prova disso é que a Axilone ampliou seu conceito "Full Aluminium", presente em embalagens e estojos de batom, disponibilizando essa opção em linhas completas para a maquiagem dos olhos, incluindo rímel e produtos para as sobrancelhas. A linha de embalagens está também disponível em monomaterial PP ou PET.
Em parceria com o fabricante de vidros Verescence, a Axilone apresentou uma solução que associa vidro e alumínio, desenvolvida para fórmulas fluidas de produtos de maquiagem, em especial batons líquidos, gloss e sombras para os olhos. A solução, que recebeu o nome de Kali, consiste em um pequeno frasco de 7,5 ml fabricado pela Verescence em vidro leve e 20% de PCR; ele é equipado com tampa e haste "puro metal" 100% em alumínio, realizadas pela Axilone. Totalmente personalizável, o Kali é uma solução de alto padrão produzida com dois componentes que podem ser reciclados separadamente.
Para promover o uso de alumínio reciclado com alta porcentagem de PCR de forma a reduzir a emissão de CO2, a Tesem apresentou, pela primeira vez, o fruto de sua nova tecnologia BRI&Va, cujo objetivo é vencer um dos principais desafios estéticos do alumínio reciclado: a perda de brilho. Graças a essa tecnologia, cuja patente foi registrada pela Tesem, o alumínio pós-consumo, mesmo quando usado em alta porcentagem, apresenta um brilho equivalente ao do alumínio virgem anodizado, mantendo a intensidade do brilho ao longo do tempo.
Para produtos de higiene e de cuidado do corpo, a TriMas lançou a Singolo, nova bomba de 2 cc monopolímero inteiramente reciclável. O dispositivo, que pode ser personalizado segundo a viscosidade da fórmula e o design do frasco, obteve o certificado europeu RecyClass A e está em conformidade com a norma e-commerce ISTA 6. Em breve, a empresa deverá disponibilizar a TriMas com as dosagens 4 cc e 5 cc.
Recarregável e portátil
Em todas as categorias da indústria de beleza, as soluções de refil estão ganhando terreno e se tornando mais sustentáveis e mais simples.
No segmento de perfumes, a Techniplast e a Silgan Dispensing oferecem variações de suas respectivas tecnologias, a fim de possibilitar o refil de borrifadores portáteis. Isso porque os formatos adaptados a viagens têm conquistado cada vez mais adeptos entre os consumidores.
Pioneira no segmento de soluções de refil para perfumes e produtos de higiene pessoal, a Techniplast apresentou o dispositivo de conexão inteligente RT Pump, desenvolvido para facilitar o enchimento de borrifadores de bolsa. Basta retirar o acionador do recipiente que contém o refil, rosquear o conector de enchimento, posicionar o frasco de cabeça para baixo sobre o recipiente e ativar o bombeamento. O conector monomaterial RT Pump é compatível com todos os formatos de viagem cuja bomba possa ser desrosqueada e com quaisquer bombas disponíveis no mercado. Seu grande diferencial é impedir a perda do líquido, proporcionando um manuseio seguro. O dispositivo é made in France.
A Silgan, por sua vez, apresentou o Replay Connector, desenvolvido para facilitar o enchimento de frascos de viagem equipados com a nova tecnologia de bombas rosqueadas Pirouette SNI13, do mesmo fabricante. O Replay Connector é um sistema de refil inteiramente de plástico que utiliza a tecnologia LifeCycle, patenteada pela empresa. "Os frascos de viagem nunca receberam a atenção que merecem. Já estava mais do que na hora de termos um borrifador para pequenos formatos condizentes com o padrão das marcas de luxo", explica Sandy Gregory, diretora de Marketing Mundial de Perfumes. O dispositivo Replay Connector garante um enchimento seguro, eficaz e limpo.
Soluções de refil para o mercado premium
No segmento de cuidados da pele, a solução Re-Feel, desenvolvida pela Technipcaps – empresa especializada em resinas termofixas – em associação com o grupo Pochet e a CILKOA, venceu o prêmio da melhor solução de embalagem ecológica Luxe Pack in green. O pote, fabricado pela Pochet du Courval, contém 15% de PCR. Apesar do peso reduzido, ele oferece a mesma resistência e a mesma qualidade de um pote tradicional. A embalagem de refil produzida pela Technicaps é inteiramente fabricada com celulose proveniente de manejo florestal sustentável. Sua estrutura foi otimizada com um tratamento de barreira inovador desenvolvido pela CILKOA, sem liner plástico, que garante a compatibilidade com fórmulas oleosas e aquosas. O recipiente interno em polpa termoformada pode ser decorado por serigrafia, estampagem a quente ou outros métodos.
Mais um destaque nessa área foi a Lumson, empresa especializada em soluções airless para o mercado de luxo, que lançou o XTAG, frasco de vidro com capacidade de 15 ml ou 30 ml, equipado com sistema de refil airless e sachê interno. Digno representante do "luxo positivo", o XTAG é composto por um frasco externo de vidro prensado e por um cartucho de recarga que contém o sachê fixado à bomba. A Lumson oferece diversas opções de personalização: a parte interna e externa do vidro, o refil, a bomba e a tampa podem ser personalizados de acordo com as necessidades das marcas.
Tampas revisitadas
A Coverpla lançou duas novas tampas – Marilyn e Gaby – ambas em resina Surlyn virgem, um material "semelhante ao vidro, reciclável e resistente, que pode ser usado para equipar frascos de perfume".
A Eastman, em parceria com a Meiyume, apresentou a nova Cristal Halo Cap, tampa inteiramente fabricada a partir de PET, resina cuja pegada de carbono é inferior à do Surlyn e facilmente reciclável. Essa inovação, além da transparência extrema, tem outras vantagens práticas, em especial a compatibilidade com a maioria dos perfumes, o baixo impacto ambiental e o preço acessível.
A FaiveleyTech, primeira empresa a criar e fornecer acessórios de beleza em Sulapac com efeito mármore, deu destaque às tampas de perfume realizadas em Sulapac Luxe Flex, um material renovável altamente funcional, desenvolvido com o objetivo de substituir os plásticos de origem fóssil. A integração desse novo efeito segue a política global de ecodesign desenvolvida pela FaiveleyTech, que passou a oferecer prioritariamente materiais mais nobres e sustentáveis (renováveis, reciclados etc.), que requerem processos pós-injeção mais leves e oferecem ótimas possibilidades de valorização.
Vale também mencionar as novas tampas 100% em alumínio desenvolvidas pela Axilone.
Tecnologia a serviço da atratividade sustentável
O fabricante de vidros Stoelzle Parfumerie & Cosmétique, em parceria com a Nexdot, apresentou o Lumi Coat, verniz anti-UV criado para oferecer maior proteção aos frascos de vidro, sem afetar a limpidez original. Essa tecnologia preserva o perfume, protegendo-o dos raios UV que provocam mudanças de cor e deterioração da fragrância. Com o Lumi Coat, é possível desenvolver perfumes com menos estabilizantes e aditivos, contribuindo para que as marcas criem fórmulas mais limpas.
A DS Smith, empresa especializada em papelão ondulado, criou uma nova forma de valorização de embalagens cartonadas, com a instalação de uma máquina de corte a laser de última geração em sua fábrica de Neuville aux Bois, na França. Essa tecnologia abre novos horizontes de design, graças à precisão do corte ou à decoração por perfuração do estojo, forro e, por que não, do calço, sem uso de verniz nem tinta. Por meio de uma tecnologia totalmente digital, a DS Smith oferece também a possibilidade de personalização por unidade.
Além da Colour Dimensions, nova ferramenta que reúne, em cinco categorias estéticas, toda a carteira premium de papéis coloridos do fabricante de papel Fedrigoni, outra novidade apresentada pela empresa foi a ampliação de sua linha de rótulos adesivos Re-Play obtida pela reutilização do suporte siliconizado (papel glassine). A nova referência tem como matéria-prima o papel glassine proveniente da produção da própria empresa e de parcerias com adegas italianas e espanholas.
Novos gestos para se perfumar
Acompanhando as mais recentes tendências do setor de perfumes, a Superga Beauty, em parceria com a Cosmogen, a Premi Industries (Berlin Packaging) e o laboratório GBC, desenvolveu três versões de perfumes que são aplicados "de um jeito diferente": em vez da tradicional vaporização, a aplicação é feita por superposição (layering). Com os pincéis e o roll-on da coleção "Layering Parfum", o grupo coloca à disposição das marcas um perfume em óleo sensorial, encapsulado num tubo que pode ser levado na bolsa, com embalagem reciclável criada pela Cosmogen. Para a fragrância, o laboratório GBC formulou um óleo fluido em gel, composto por óleos de origem natural, veganos e sem álcool, que oferecem um acabamento nude, não gorduroso e não pegajoso. A coleção inclui também a versão em bastão, cuja embalagem, com aplicador, é monomaterial (PP ou PCR), além de recarregável, reciclável e hermética.