A marca britânica de cosméticos The Body Shop anunciou o encerramento das operações no Brasil em uma postagem no Instagram publicada nesta quinta-feira (2).

"A mensagem de hoje é uma despedida. Com o coração cheio de emoção e gratidão, encerramos uma linda década ao seu lado aqui no Brasil. Juntos, construímos uma história de impacto: lutamos contra testes em animais, celebramos a diversidade, o empoderamento e o amor por todas as formas de beleza. Cada conquista só foi possível porque você esteve conosco, compartilhando nossos valores e propósito", disse a The Body Shop no post do Instagram.

A decisão faz parte de um movimento global da empresa, que ao longo do ano de 2024 também fechou lojas em outros países, como Estados Unidos e França.

A marca foi fundada em 1976, em Brighton, no sul da Inglaterra, por Anita e Gordon Roddick. A The Body Shop ganhou reconhecimento global por seus valores éticos, como a luta contra testes em animais e o foco em práticas sustentáveis. A empresa foi comprada pela L’Oréal, em 2006, e depois pela Natura, em 2017, que vendeu a marca em novembro de 2023 para a Aurelius. Logo após a aquisição da marca, o novo dono anunciou a liquidação de diversas subsidiárias e o pedido de falência da controladora. Finalmente, em junho de 2024 a marca foi adquirida pelo fundo de investimento Auréa Holding, fundado pelo empresário britânico Mike Jatania.

Após a conclusão do negócio com a Aurelius, a Natura manteve, até dezembro de 2024, os direitos de distribuição no Brasil por meio de um contrato de master franquia, que não foi renovado.