As duas empresas francesas estão prestes a transpor novas fronteiras na produção de soluções para embalagens sustentáveis. Com a integração direta de uma enzima exclusiva na fabricação de filmes em ácido polilático (PLA), a Sleever e a Carbios objetivam desenvolver soluções termoencolhíveis adaptadas à compostagem doméstica e destinadas a etiquetar, revestir e proteger embalagens para produtos dos setores de alimentos, cosméticos e perfumes.
O PLA é um polímero sintetizado a partir de recursos vegetais, como milho, cana ou beterraba, por meio da fermentação de açúcares ou de amido, fazendo com que seja a principal alternativa ao polietileno (PET) de origem fóssil. Porém, em situação de compostagem caseira, o PLA no estado natural não se deteriora facilmente num intervalo de tempo razoável.
Encapsulação da enzima
Para vencer esse obstáculo, a Sleever pretende integrar a solução enzimática Carbios Active ao processo de fabricação de rótulos sleeve.
Desenvolvida pela Carbiolice, empresa do grupo Carbios, a Carbios Active é uma enzima encapsulada que torna o plástico PLA inteiramente compostável, mesmo em temperatura ambiente, seja qual for a natureza do solo. A enzima facilita a degradação do PLA no final da vida útil da embalagem, tanto com sistemas de compostagem industrial ou doméstica como pelo processo de metanização. A enzima encapsulada permanece inativa durante todo o ciclo de utilização do produto, sem alterar suas propriedades mecânicas. Somente quando em contato com resíduos orgânicos e em condições típicas de compostagem (temperatura, umidade, pH etc.) a enzima é ativada, provocando a desintegração total da embalagem, que se transforma em um adubo sem resíduos de microplásticos.
Contrato de fornecimento
Para que a Sleever possa comercializar os primeiros rótulos sleeve adaptados à compostagem doméstica, o acordo de parceria inclui um contrato-quadro de fornecimento de enzimas encapsuladas.
A Carbios já dispõe de uma linha de produção operacional em sua fábrica de Clermont-Ferrand, na França, com capacidade para produzir anualmente 25 mil toneladas de Carbios Active, o que possibilita a fabricação do equivalente a 50 mil toneladas de PLA enzimado por ano.
Segundo Éric Fresnel, presidente do Sleever International Group, foram necessários "quatro anos de pesquisas" para desenvolver os rótulos sleeve biodegradáveis.
A Carbios e a Sleever pretendem oferecer essa tecnologia de rótulos sleeve compostáveis a marcas de produtos de luxo, em especial do setor de vinhos e bebidas destiladas, no qual a Sleever ocupa posição de liderança. As duas empresas vão expor a solução na próxima edição do salão Luxe Pack, que será realizada em Mônaco de 30 de setembro a 2 de outubro de 2024.
"Essa inovação reforça nossa oferta voltada para clientes que desejam ter um impacto real em matéria de economia circular e abre novas perspectivas em relação aos mercados internacionais", explica Éric Fresnel.
Especializada na tecnologia de fabricação de rótulos termoencolhíveis, a Sleever é uma empresa familiar francesa com 50 anos de experiência no mercado e uma forte presença internacional, contando com 14 fábricas espalhadas pelos cinco continentes. Com mais de 500 patentes registradas e um setor de P&D multidisciplinar, o grupo atua em toda a cadeia de valor, incluindo formulação dos filmes, impressão, fabricação, construção de equipamentos e prestação de serviços.