A Geka lançou um programa estratégico a fim de atender à crescente demanda de clientes em várias regiões do mundo. Ao longo de 2024, o fabricante alemão fez uma série de investimentos em suas três unidades de produção, situadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. Foram operações específicas, realizadas com o objetivo de ampliar a capacidade de produção, racionalizar os processos industriais e implementar tecnologias de ponta, a fim de oferecer melhores serviços aos clientes.

Aumentar a capacidade de produção no Brasil

Este ano, a Geka mais que duplicou a superfície de suas instalações em São Paulo, a fim de atender à demanda potencial do mercado brasileiro e da América Latina como um todo.

Com as obras, a capacidade da unidade foi aumentada em 25%. A fábrica ganhou uma nova linha de montagem, um equipamento de moldagem por injeção e um equipamento de moldagem por injeção-sopro. A ampliação das instalações permitirá também que a empresa reintegre o espaço de armazenamento e mantenha os estoques de produtos acabados e semiacabados na própria unidade.

A instalação dos equipamentos no novo prédio está prevista para meados de setembro de 2024, e a produção deverá ter início em janeiro de 2025.

Estados Unidos: processos mais enxutos e novas produções

A unidade americana da Geka em Elgin, Illinois, dispõe atualmente de dois galpões destinados ao armazenamento e à produção. Ao longo deste ano, a Geka otimizou a organização das instalações, melhorando o fluxo de materiais e a eficácia dos processos industriais a fim de expandir a capacidade de produção da unidade.

Até o final do ano, a fábrica de Elgin ganhará também uma série de novos equipamentos: duas máquinas de impressão térmica para a decoração de tampas e estojos de rímel; uma máquina de serigrafia em duas cores, com capacidade de até 15 milhões de unidades ao ano, que será importada da sede da Geka para Elgin; e um novo equipamento capaz de efetuar controles de qualidade mais precisos e eficazes. Além disso, a linha de enchimento existente será automatizada.

Isso significa que as escovas moldadas e os dosadores para rímel, anteriormente produzidos exclusivamente pela fábrica alemã, poderão também ser produzidos na unidade da Geka nos Estados Unidos.

Maior automação na Alemanha

A sede da Geka em Bechhofen, na Alemanha, também foi alvo dos investimentos significativos realizados com o objetivo de ampliar a capacidade de produção.

A instalação de novas máquinas de decoração, em especial de gofragem e serigrafia, será realizada ao longo do ano. Além disso, a fábrica de Bechhofen será equipada com novas máquinas de moldagem por injeção e de moldagem por injeção-sopro. A Geka prevê também a instalação de três novas máquinas de montagem, desenvolvidas para gerenciar tarefas complexas.

Para completar, este ano a unidade de Bechhofen vai adquirir três novos robôs destinados a automatizar diversas funções de embalagem, a fim de garantir maior confiabilidade, reduzir as operações de movimentação e aumentar o rendimento.

Com essa série de investimentos em três fábricas e três continentes, a Geka deseja reforçar sua presença mundial e consolidar os serviços que presta a clientes locais, numa perspectiva de longo prazo.

"Os investimentos que fizemos em 2024 comprovam o compromisso da Geka em matéria de inovação e excelência", declarou Oliver Vogel, diretor-geral da Geka.

Filial do grupo industrial suíço Medmix, a Geka dispõe de unidades de produção na Alemanha, nos Estados Unidos, no Brasil e na China. A empresa produz aplicadores e componentes para a embalagem de diversos tipos de produtos cosméticos, em especial rímel e brilho para os lábios.