A L’Oréal quer alavancar a tecnologia e a experiência de inteligência artificial generativa (GenAI) da IBM para descobrir novos insights em dados de formulação cosmética, facilitando o uso de matérias-primas sustentáveis para redução de desperdício de energia e suprimentos.

Para preservar os recursos naturais, é fundamental explorar materiais renováveis e de origem sustentável”, explicou a L’Oréal em um comunicado à imprensa.

Processamento de dados em larga escala

Esta parceria exclusivo visa desenvolver um modelo de base de IA personalizado [1], projetado para aumentar significativamente as capacidades de processamento das equipes de Pesquisa e Inovação da L’Oréal em todas as categorias de cosméticos e em todas as regiões do mundo.

A criação deste modelo de IA usará um grande número de formulações e pontos de dados de componentes para acelerar múltiplas tarefas a serem executadas pela L’Oréal, incluindo a formulação de novos produtos, reformulação de cosméticos existentes e otimização para produção em escala.

Treinados em um amplo conjunto de dados não rotulados os modelos de base são capazes de executar diversas tarefas e aplicar informações de uma situação a outra. Esses modelos foram aplicados primeiramente ao campo do processamento de linguagem natural (PLN) e agora são implementados em áreas como química, séries temporais e modalidades geoespaciais.

De acordo com o grupo L’Oréal, o modelo de base da formulação desenvolvido com a IBM é o primeiro do gênero na indústria de cosméticos.

A fabricante de cosméticos espera que esta ferramenta ajude seus pesquisadores a entender melhor o comportamento de ingredientes renováveis em fórmulas cosméticas e, assim, atingir sua meta de obter a maioria de suas fórmulas de produtos baseadas em materiais de origem biológica e/ou na economia circular até 2030.

"Como parte do nosso Programa de Transformação Digital, esta parceria ampliará a velocidade e a escala do nosso pipeline de inovação e reformulação, com produtos sempre alcançando padrões mais elevados de inclusão, sustentabilidade e personalização", said Stéphane Ortiz, Chefe de Inovação & Desenvolvimento de Produtos – L’Oréal Research & Innovation.