Sistema inovador de encapsulação

O retinol é um ingrediente importante no setor de cosméticos. Amplamente utilizada em cuidados da pele, essa molécula, que proporciona intensa ação anti-idade, é um ingrediente delicado e sujeito à degradação quando exposto à luz e ao ar, o que dificulta a manipulação por empresas e profissionais responsáveis pela formulação de cosméticos.

O VitaGuard A [1], que teve a patente registrada pela BASF, foi desenvolvido a partir de partículas lipídicas sólidas que protegem o retinol contra a degradação.

Diversos estudos in vitro e ex vivo realizados pela BASF revelaram que, em comparação com o retinol não encapsulado, o VitaGuard A reforça a estabilidade do retinol em fórmulas cosméticas. Além disso, melhora a biodisponibilidade cutânea e previne a irritação provocada por essa molécula.

Maior eficácia

Para completar, um estudo clínico demonstrou a eficácia do ingrediente para atenuar as rugas da testa, melhorar a elasticidade da pele e deixá-la com um tom mais uniforme.

No âmbito de um estudo clínico randomizado duplo-cego, a ação do VitaGuard A como molécula anti-idade foi avaliada por meio de um creme com dosagem de 2% (equivalente a 0,1% de retinol) aplicado em toda a superfície do rosto de voluntários chineses. Os resultados foram comparados aos do retinol não encapsulado, com dosagem de 0,1%.

O VitaGuard A mostrou ter um efeito antirrugas significativo, melhorando a aparência das rugas da testa em relação ao valor inicial no primeiro dia do estudo: após oito semanas, o volume das rugas nessa região do rosto foi reduzido em 37% (p<0,01). Durante a avaliação relativa à elasticidade da pele, o VitaGuard® A mostrou um aumento significativo desse fator em comparação com o valor no primeiro dia do estudo (+16%, p<0,001). Além disso, a pele apresentou um tom muito mais uniforme, com variação de 15% em relação às medidas registradas inicialmente (p<0,001).

Segundo a BASF, "todos esses critérios mostraram uma melhoria sensível em comparação com a mesma formulação contendo retinol não encapsulado em dosagem idêntica (0,1%)".