Distúrbio frequente do couro cabeludo, a caspa é caracterizada por escamas amarelas e oleosas, prurido e, não raro, inflamação. Uma das principais causas é a proliferação de Malassezia, família de fungos muito frequente nas regiões mais gordurosas da pele humana (couro cabeludo, rosto e parte superior do tronco). "Embora esses fungos estejam naturalmente presentes na microbiota cutânea, certos fatores ambientais podem perturbar o equilíbrio em algumas regiões do corpo e provocar o aparecimento de caspa", explica a Givaudan Active Beauty.
Ampla ação
Para erradicar a caspa e restabelecer a saúde do couro cabeludo, a Givaudan Active Beauty está lançando um novo princípio ativo de origem vegetal com ampla ação, que trata tanto as causas profundas do distúrbio como seus sintomas. O novo ingrediente, que recebeu o nome de DandErase [1], é elaborado por meio de fracionamento verde, a partir de pétalas de açafrão (Crocus sativus L.) provenientes de recursos sustentáveis originários do Marrocos.
Segundo a Givaudan Active Beauty, o DandErase oferece um espectro de ação completo, atuando ao mesmo tempo nas causas e nos sintomas da caspa: ele inibe o desenvolvimento de Malassezia; reduz a inflamação e o eritema; atenua o prurido e o desconforto que afetam o couro cabeludo; restaura a função de barreira da pele e do couro cabeludo; e equilibra o microbioma, proporcionando efeito anticaspa duradouro.
Redução da caspa em até 95%
Os estudos clínicos mostram que o DandErase oferece um desempenho equivalente ao dos principais shampoos anticaspa: em três dias, foi observada uma redução de até 95% da caspa em todos os sujeitos que participaram da experiência.
"Por reequilibrar o microbioma do couro cabeludo, ele alivia a coceira e a inflamação, além de prevenir eventuais recidivas", ressalta a Givaudan.
A empresa também observou que o novo ativo proporciona eficácia de longa duração. Segundo o fornecedor de ingredientes cosméticos, os benefícios têm efeito prolongado, pois a caspa continua diminuindo mesmo duas semanas após o fim do tratamento. Essa eficácia de longo prazo é atribuída à capacidade do DandErase de estabilizar o microbioma do couro cabeludo e direcionar sua ação especificamente para o gênero de fungos Malassezia.
O DandErase será oficialmente lançado durante a próxima edição do salão in-cosmetics Global, programada para 8 a 10 de abril de 2025 em Amsterdã, Países Baixos.