Abacaxi, banana, coco, maracujá e especialmente a melancia. Por suas propriedades naturais e benefícios para pele e cabelos, as frutas estão em alta no mercado de cosméticos no Brasil. “Fórmulas inspiradas nos sabores, cores, texturas e aromas de frutas se provam sucesso absoluto em todos os setores da beleza”, afirma Carolina Bertelli, diretora de marketing e desenvolvimento de produtos da Dailus.

A marca lançou há poucos meses Sweet Skin, uma linha facial com itens como gel de limpeza com extrato de uva e hidratante FPS 30 com extrato de maracujá. “Hoje vemos uma conscientização maior sobre cuidados com a pele e a busca por produtos naturais e eficazes. Por isso, nossa proposta foi transformar a relação de cuidados de um jeito doce e divertido, combinando ingredientes tecnológicos com o poder nutritivo e antioxidante das frutas”, diz Bertelli.

Também chegou recentemente ao mercado Skala Frutástica, uma linha com xampus, condicionadores e os tradicionais “potões” multifuncionais da marca. “Foi uma resposta direta aos desejos dos consumidores que sempre pediam nas redes sociais produtos que combinassem a eficácia das melhores tecnologias capilares com o frescor, a vitalidade e os nutrientes das frutas, sobretudo da melancia”, revela Bruna Veneziano, diretora de marketing da Skala Cosméticos.

Melancia foi destaque entre lançamentos de beleza

Essa foi a fruta mais presente em lançamentos de beleza no Brasil. Em maio de 2024, O Boticário apresentou a edição limitada Egeo Melancia. “A chegada da fragrância, nas versões Fresh e Sweet Meli, atendeu a uma demanda nascida no TikTok. Somos atualmente a segunda maior marca de beleza no mundo em número de seguidores na plataforma e, por lá, recebemos inúmeros pedidos pelo olfativo da fruta. As duas fragrâncias foram sucesso de vendas e, em menos de 57 horas, esgotamos o estoque previsto para 14 dias”, afirma Gustavo Dieamant, diretor-executivo de P&D do Grupo Boticário.

Poucos meses depois, Egeo Melancia foi incorporado ao portfólio fixo e O Boticário lançou Cuide-se Bem Melancia, com produtos formulados com extrato da fruta, como loção desodorante hidratante e creme de banho. “Estrategicamente, foi um reforço para a comunidade apaixonada pelo olfativo da melancia”, aponta Dieamant.

Ele ressalta que as frutas e seus extratos naturais possuem ativos ricos e potentes para o cuidado pessoal, por isso, não é de hoje que estão presentes em produtos da marca. “Com um time de P&D que explora oportunidades e antecipa tendências, em 2022, lançamos Cuide-se Bem Feira, com um portfólio de cuidados capilares que superou em 186% as expectativas de vendas no período. No início de 2024, expandimos a linha para todo o corpo, em uma experiência que leva a variedade de cores, texturas e fragrâncias da feira livre para a rotina de cuidados.” A linha conta atualmente com 23 itens inspirados em oito frutas, incluindo banana e coco.

Ingredientes locais e valorização da identidade brasileira

A Lola from Rio também antecipou a tendência das frutas, apresentando em 2017 a coleção Be(m)dita Ghee, nas versões Abacaxi, Banana e Papaya. A linha capilar foi recentemente ampliada com a inclusão de óleos à base das três frutas. “O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo, com grande variedade de espécies. Esta é uma ótima oportunidade para a valorização de recursos locais e também para consolidar a identidade cultural brasileira”, diz Raissa Becker, especialista de P&D da marca.

Além da conexão com elementos naturais e culturais do país, as frutas também têm o poder de resgatar memórias afetivas por meio de suas fragrâncias. “Estudos em neurociência mostram que notas frutais estão ligadas à nostalgia, pois remetem a experiências sensoriais da infância e momentos felizes e divertidos. A literalidade de notas como banana e melancia, por exemplo, encanta e desperta lembranças, tocando milhares de apaixonados por essas frutas”, aponta Dieamant.

Para ele, perfis olfativos que evocam memórias e conforto devem continuar em alta. “A perfumaria e a beleza estão cada vez mais conectadas a tendências que exaltam experiências sensoriais marcantes e emocionais e, tanto no cenário global como nacional, há um movimento crescente em direção a ingredientes que proporcionam indulgência e uma sensação de leveza, sem perder a autenticidade.