"A desaceleração que constatamos na indústria de beleza corresponde à fase de estabilização, após dois anos de crescimento de dois dígitos", explica Larissa Jensen, Global Beauty Industry Advisor da Circana. "Porém, não se deve subestimar a força desse crescimento, pois as vendas aumentaram em mais de 600 milhões de dólares no primeiro trimestre".

Perfumes lideram as vendas no segmento de luxo

No mercado de luxo, a categoria de perfumes foi a que registrou o crescimento mais rápido em termos de faturamento, com um aumento de 13% no primeiro trimestre de 2024.

Segundo a Circana, no setor de perfumes os consumidores têm dado preferência aos formatos menores ou para viagem, por serem modelos mais baratos. Considerando o número de unidades vendidas, os produtos de luxo mais caros registraram um ritmo de crescimento duas vezes mais rápido do que os demais produtos da categoria.

Cuidados da pele, o destaque do mercado de massa

Em termos de valores, as vendas de produtos para o cuidado da pele aumentaram 10% no segmento de luxo. Mas, segundo a Circana, essa é também a categoria que registrou o crescimento mais rápido no circuito de grande distribuição. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os gastos do consumidor nesse segmento tiveram um aumento de dois dígitos no primeiro trimestre de 2024, segundo dados de checkout apurados pela Circana. Além de gastarem mais com esse tipo de produto, os consumidores compraram também com mais frequência.

Maquiagem labial impulsiona vendas da categoria

No primeiro trimestre, a categoria que menos cresceu, tanto no segmento de luxo como no mercado de massa, foi a de maquiagem.

Apesar do baixo desempenho, essa categoria manteve o posicionamento como a mais importante do segmento de luxo. Os melhores resultados foram registrados pelos produtos de maquiagem dos lábios, cujas vendas aumentaram 26% em termos de valores no primeiro trimestre. Esse crescimento reflete sobretudo o sucesso das vendas de óleos e bálsamos labiais com cores, que hoje ocupam um lugar de destaque entre os produtos de maquiagem, com o lançamento de novidades que têm dinamizado esse mercado.

Bom desempenho dos produtos capilares no mercado de luxo

No primeiro trimestre, as vendas de produtos para o cabelo registraram um crescimento de dois dígitos no mercado de luxo. O cuidado dos cabelos vem ganhando crescente importância, como mostram as estatísticas das vendas de tratamentos contra a queda de cabelo, óleos e sérums capilares, produtos para o cuidado do couro cabeludo e protetores térmicos, cujas vendas aumentaram entre 13% e 25% durante o trimestre.

Vale lembrar que, nos Estados Unidos, o mercado de beleza de luxo registrou crescimento de 14% em 2023 e de 15% em 2022.