O mercado brasileiro de perfumaria está passando por uma transformação e as fragrâncias de alta concentração são um dos fatores dessa mudança. Caracterizadas por uma quantidade maior de óleos essenciais, elas são marcantes e duradouras e podem aparecer em versões como parfum, elixir e intense.

Parfum é a versão mais concentrada, com 20% a 40% de óleos essenciais. Ela é muito intensa e dura de seis a oito horas na pele. O elixir geralmente indica uma fragrância ainda mais concentrada, às vezes tanto quanto o parfum, mas com uma complexidade maior, mais luxuosa e duradoura. Já o intense tem concentração entre 15% e 25%, mais intenso e durando mais que um eau de toilette ou eau de parfum”, explica Luiz Ahualli, diretor geral da categoria prestige na Coty Brasil.

Ele conta que a empresa, que traz ao Brasil diversas marcas de fragrâncias internacionais, vem sentindo uma busca maior dos brasileiros por produtos de perfumaria que ofereçam uma experiência olfativa duradoura, mesmo que exijam um investimento maior. “O brasileiro tem cada vez explorado mais novidades e a paixão que temos pelas fragrâncias tem nos aproximado mais de fragrâncias de maior intensidade.

Fragrâncias de alta concentração cresceram 83% em valor e 72% em unidades

De acordo a Circana, empresa de data tech para análise do comportamento de consumo, entre janeiro e agosto de 2024, fragrâncias com maior concentração venderam R$ 177 milhões e mais de 250 mil unidades. Isso representa um aumento de 83% em valor e 72% em unidades em relação ao mesmo período do ano anterior, além de um desempenho cinco vezes mais acelerado do que a média total do mercado de fragrâncias.

Para atender a essa crescente demanda, marcas do portfólio da Coty apresentaram novas fragrâncias. “Em HUGO BOSS, destacamos o Boss Bottled Triumph Elixir e a linha The Scent Elixir, em suas versões feminina e masculina, que foram um sucesso. Em Burberry e Gucci, tivemos importantes lançamentos com foco em maior fixação, como Burberry Goddess Eau de Parfum Intense e Gucci Guilty Elixir, além do mais recente lançamento no Brasil, Perfect Elixir, de Marc Jacobs”, cita Ahualli.

Pode parecer contraditório, mas Analice Alves, expert em fragrâncias da L’Oréal Luxo, aponta que um dos motivos que fez crescer o interesse dos brasileiros por fragrâncias mais intensas está ligado ao clima quente do país. “Isso acontece porque as notas das fragrâncias mais frescas acabam ‘volatilizando’ mais rápido em dias mais quentes, ou seja, as pessoas têm a percepção de que não duram o quanto elas gostariam. Já as fragrâncias mais intensas acabam resistindo a temperaturas mais elevadas, durando um tempo maior por conta das suas notas mais ‘pesadas’.

A Lancôme, uma das marcas de luxo da L’Oréal, apresentou no ano passado uma versão mais intensa do seu ícone La Vie Est Belle. “Lancôme entendeu que clássicos merecem ser reinventados e viu uma grande oportunidade de inovar com essa releitura. La Vie Est Belle L’Elixir é uma fragrância totalmente diferente de tudo já visto antes na coleção, para fascinar os apaixonados pela marca e recrutar novas consumidoras”, afirma Alves.

Indústria brasileira também investe em fragrâncias mais intensas

Marcas nacionais também vêm investindo em fragrâncias mais intensas, como O Boticário. “Em 2024 surpreendemos as consumidoras com Glamour Secrets Black Intense, reforçando todo o fascínio e encanto do Glamour Secrets Black clássico, lançado em 2010 e um dos best-sellers da marca, mas com a intensidade de notas envolventes e modernas. Agora apresentamos o Eau de Parfum Floratta Red Passion, uma versão ainda mais intensa e elegante de Floratta Red. A fragrância é uma potência olfativa, que conta com fixação de até 12 horas e deixa rastro por onde passa”, diz César Veiga, perfumista do Grupo Boticário.

O especialista ressalta que a intensidade de uma fragrância não vem apenas da alta concentração. “Em composições variadas, a intensidade pode vir de várias formas: com as notas de frescor, trazendo a sensação por um tempo mais longo, ou ainda a intensidade das notas florais, deixando a fragrância mais marcante ou intensa com as notas de fundo promovendo mais força e durabilidade.

Veiga fala que O Boticário aposta nas interpretações mais intensas para oferecer experiências olfativas novas e marcantes ao consumidor, indo além do convencional. “Acompanhamos as mudanças e tendências de comportamento e consumo, mantendo a essência sem medo de explorar o novo. O mercado está repleto de oportunidades.