A queda de cabelos pode ser causada por alopecia androgenética, ou seja, “herdada” por fatores genéticos. Mas ela também pode ter origem reativa, sendo provocada por diferentes fatores externos, como estresse, uso de alguns tipos de medicamentos, problemas de saúde como disfunções da tireoide, dietas restritivas com baixa ingestão de proteínas e ferro, oscilações hormonais em ocasiões como pós-parto e menopausa, infecções graves e até a exposição excessiva do couro cabeludo à radiação UV.
“As consumidoras brasileiras também realizam diversos procedimentos químicos e térmicos que enfraquecem os fios e contribuem para sua queda. Além disso, estudos variados confirmam que a Covid-19 pode gerar queda de cabelos e que ela pode durar meses após a cura da doença. Nesse contexto, os produtos antiqueda ganham cada vez mais espaço no Brasil”, afirma Giovanna Rigolon, gerente de produto da ISDIN.
Cerca de R$ 200 milhões foram gastos com produtos antiqueda em 2024
A marca de dermocosméticos fez sua estreia no segmento de haircare no país com uma linha que combate a queda capilar. “O Brasil é o maior mercado de produtos dermocosméticos para cuidados capilares. Dentro desse segmento, a principal queixa dos consumidores é a queda: em 2024, aproximadamente R$ 200 milhões foram gastos com produtos voltados para o controle de queda. Diante desse cenário, a ISDIN decidiu entrar nesse mercado e cuidar da pele dos brasileiros, da cabeça aos pés”, diz Rigolon.
A linha traz um xampu antiqueda de uso diário que, segundo a gerente, se diferencia pela combinação de ingredientes e tecnologia de ponta. “Destaco a serenoa repens, que age inibindo a 5-alpha redutase, principal enzima responsável pela queda capilar, e o complexo Trichogen, uma poderosa união de aminoácidos e ativos que estimulam o metabolismo capilar, favorecendo o crescimento e fortalecendo a estrutura dos fios.” Na loção Melatonin Concentrate, ela aponta o pioneirismo da ISDIN ao incorporar melatonina em dermocosméticos capilares. “Estudos comprovam que esse ativo, com potente ação antioxidante, auxilia na revitalização dos fios, fortalece sua resistência e estimula o crescimento saudável.”
A Nioxin, marca profissional da Wella Company especializada no tratamento do afinamento e queda capilar, apresentou recentemente seu primeiro xampu antiqueda no Brasil. “Faz um tempo que estamos notando um aumento de casos de pessoas com queda de cabelo, por diferentes causas. Em 2021, tivemos o lançamento o Anti-Hair Loss Serum no Brasil e foi um sucesso de vendas, o que evidenciou a oportunidade de criarmos um produto que complementasse seu uso”, declara o terapeuta capilar Gustavo Colonno.
Ele conta que o Anti-Hair Loss Shampoo traz o Nutractive Complex, uma mistura que une três ingredientes que agem ativamente contra a queda de cabelo. A cafeína estimula a circulação sanguínea na área do couro cabeludo, o que permite que mais nutrientes e oxigênio cheguem aos folículos capilares. A niacinamida fortalece a barreira protetora do couro cabeludo, ajudando a reter a umidade e protegendo contra agressões externas. Já o Sandalore é uma molécula sintética que prolonga a fase de crescimento do cabelo. “O Brasil é um país com uma grande variedade de tipos de cabelo, sendo um ótimo local para mapearmos tendências e necessidades para a criação de novos produtos.”
Alopecia afeta 25% da população em algum momento da vida
A Amend é outra marca que investiu recentemente nesse segmento, desenvolvendo a linha Essencial Antiqueda, que atua na alopecia não cicatricial, onde não há perda do folículo piloso. “Esse problema afeta 25% da população em algum momento da sua vida”, afirma a gerente de desenvolvimento de produtos Lucimar Brum.
Com xampu, máscara condicionante, tônico estimulante de crescimento e sérum pró-volume, a linha é formulada com o complexo de ativos Anti-Hair Loss Maximum. “Ele combate a queda, estimula o crescimento de novos fios, proporciona fios mais densos e volumosos e fortalece o cabelo, auxiliando também na redução da quebra capilar.”
Brum fala que o lançamento da Amend responde à atratividade do mercado brasileiro de produtos para queda capilar. “Ele deverá dobrar de tamanho entre 2023 e 2028, segundo previsão da Euromonitor International e o segmento também deve evoluir. Um levantamento feito pelo Pubmed, que armazena mais de 80 milhões de estudos científicos, percebeu um aumento de cinco vezes nos últimos anos de novos estudos voltados para o problema da queda capilar, o que nos dá uma ideia de que novas alternativas ainda estão por vir.”