Advent International, uma das maiores empresas globais de investimentos em private equity, acabou de fechar a compra de posição majoritária na Skala Cosméticos, uma estrela em ascensão no mercado de cuidados com os cabelos.
Fundada em 1986, com sede em Uberaba, Minas Gerais, a Skala é uma das marcas que mais cresce no setor de beleza no Brasil, com expansão anual de cerca de 30% nos últimos anos. A marca se destaca por sua abordagem acessível, inclusiva e com foco em produtos veganos, e se consolidou como a quarta maior marca do Brasil no segmento do cabelo. De acordo com a Advent, os produtos da Skala estão presentes em mais de 45% dos lares brasileiros e a empresa exporta seus produtos para mais de 40 países.
A transação, cujos dados financeiros não foram divulgados, permitirá à Skala expandir a sua capacidade de produção e rede de distribuição, bem como aumentar a presença da marca no mercado internacional.
Para o cargo de CEO, o novo acionista controlador da empresa nomeou Cyro Gazola, ex-CEO da Caloi e executivo com experiência no setor de bens de consumo (incluindo 22 anos na Procter & Gamble).
Antonio Sousa, que ocupava a cadeira de CEO durante oito anos,, Maria Claudia Lacerda e Publio Emilio Rocha continuam como acionistas minoritários no board da empresa. Além disso, a governança corporativa da empresa será reforçada com a inclusão de Alberto Carvalho, ex-CEO da P&G no Brasil, e Andrea Mota, ex-diretora executiva do Boticário.
Globalmente, Advent fez três investimentos em beleza nos últimos quatro anos: na Olaplex, empresa californiana de cuidados com o cabelo, no grupo Orveon, que tem marcas de cosméticos, como bareMinerals e Laura Mercier, e na empresa francesa de perfumes, Parfums de Marly.