Com base em tecnologia desenvolvida e patenteada pela Lucas Meyer Cosmetics para o aproveitamento de amido de quinoa, o Pickmulse é um emulsificante sem tensoativos que proporciona um toque suave e atalcado, ideal para o desenvolvimento de fórmulas brancas peroladas de alta tolerância cutânea. O Pickmulse foi criado com a função de conferir mais equilíbrio à pele, oferecendo, ao mesmo tempo, um alto grau de sensorialidade em comparação com emulsificantes tradicionais. O objetivo é atender ao número crescente de consumidores que buscam cuidados específicos para a pele sensível ou para o equilíbrio da microbiota cutânea.
Emulsões Pickering com propriedades sensoriais comprovadas
A Lucas Meyer Cosmetics afirma que, graças à minúscula dimensão das partículas de amido de quinoa, o Pickmulse facilita a formulação de emulsões Pickering [1] com alto grau de sensorialidade cutânea.
Uma série de estudos científicos – envolvendo, por exemplo, avaliação de imagem por ressonância magnética funcional (IRMf) e análise de eletroencefalograma (EEG) – demonstrou que essa experiência tátil aprimorada estimula as áreas do cérebro que correspondem ao bem-estar e à recompensa. Os benefícios para o bem-estar foram confirmados pelos resultados dos questionários que os participantes responderam no âmbito da experiência.
Estabilidade otimizada dos ingredientes
O amido de quinoa apresenta também propriedades de absorção únicas que facilitam a encapsulação de moléculas lipofílicas em formulação a quente. Como sistema de encapsulação, o Pickmulse contribui para aumentar a estabilidade dos ingredientes sensíveis, intensificando os benefícios sensoriais dos ingredientes.
Segundo a Lucas Meyer Cosmetics, o Pickmulse oferece, portanto, uma solução de encapsulação econômica e simples, com alta capacidade de carga (até 25%), capaz de proteger os ingredientes lipofílicos sensíveis.
Emulsionado com 20% de óleo, o Pickmulse pode também ser usado para criar diversos tipos de textura, desde sprays até cremes untuosos.
Abastecimento sustentável
O Pickmulse é um derivado do quinoa, cereal rico em nutrientes cultivado há séculos na América Latina.
A Lucas Meyer Cosmetics by Clariant utiliza quinoa orgânico da Bolívia, obtido por meio de cadeia de abastecimento sustentável. A empresa colabora com a Fundação Pro Inpa, contribuindo assim para favorecer a solidez da economia local.
"O Pickmulse traz uma abordagem multidimensional e inovadora dos produtos cosméticos, com o objetivo de agilizar consideravelmente o desenvolvimento de novas fórmulas e proporcionar mais satisfação aos consumidores", explica Isabelle Lacasse, Head Global Marketing, Product Line Management & Formulation da Lucas Meyer Cosmetics by Clariant. "Essa nova geração de produtos dois em um constitui um ótimo recurso para equilibrar as exigências em matéria de formulação e para o bem-estar da pele".