A Euromonitor International divulgou as tendências globais de consumo de 2019.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado, inteligência é um fio comum que liga cada uma das tendências do ano, que são:
– Agnósticos quanto a idade. Os limites da idade estão mudando à medida que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de sua saúde, aparência e bem-estar. Os “Agnósticos quanto a idade” não têm mais uma atitude passiva em relação ao envelhecimento.
– De volta ao básico pelo status. Os consumidores estão rejeitando produtos genéricos e feitos em massa e, em 2019, darão preferência aos produtos mais simples, que voltam ao básico e que oferecem mais qualidade, com um nível de status implícito.
– Consumidor consciente. Os “Consumidores conscientes” estão atentos às suas compras, procurando maneiras de tomar decisões positivas sobre o que consomem . O bem-estar animal ganhou força na mente dos “Consumidores conscientes” recentemente e esse é o foco da tendência.
– Juntos digitalmente. A tecnologia evoluiu, deixando de ser somente um facilitador da comunicação e permitindo também interações multidimensionais e experiências coletivas e essa evolução continuará.
– Todos são especialistas. Em uma era em que tudo está disponível com o toque de um botão, os consumidores consideram a disponibilidade algo normal para suas pesquisas e compras. Naturalmente, queremos a maior qualidade pelo menor preço. As mídias sociais deram um novo significado ao “boca a boca".
– Encontrando meu “JOMO”. O limite entre o trabalho e a vida pessoal é uma linha tênue assim como a que separa a esfera privada da social, com as redes sociais dando a ilusão de que todos deveriam estar fazendo algo empolgante e dizendo (ou publicando) algo para os outros validarem.
– Posso cuidar de mim mesmo. Consumidores cortam o intermediário e recorrem aos métodos alternativos de cuidados pessoais.
– Quero um mundo sem plástico. Consumidores tomam medidas para eliminar o resíduo plástico.
– Eu quero agora! Estilos de vida eficazes e experiências sem atritos.
– Vivendo em solitude. Uma geração está redefinindo a tendência de viver sozinho: os consumidores mais velhos. Esse grupo de pessoas mais velhas e solteiras (normalmente com mais de 50 anos) tende a ter uma renda disponível mais alta e, enquanto algumas foram solteiras a vida toda, muitas estão divorciadas ou viúvas com filhos adultos.
Uma cópia gratuita do relatório completo está disponível aqui: 10 Tendências Globais de Consumo 2019.