Uma pesquisa da Sport Track, empresa nacional de inteligência de mercado na área esportiva, aponta que os brasileiros vêm se exercitando mais nos últimos anos. Se entre 2006 e 2019, a média de praticantes de modalidades esportiva no país era de apenas 45%, no ano passado esse número subiu para 82%, com 54% dos entrevistados iniciando alguma atividade em 2023.

Esse crescimento foi impulsionado por uma maior conscientização sobre saúde e bem-estar, intensificada durante a pandemia, quando muitas pessoas buscaram no esporte uma forma de autocuidado e melhoria da qualidade de vida. Além disso, o esporte passou a ser uma maneira de criar laços e um sentimento de pertencimento a grupos e isso influenciou o interesse por produtos que atendam às necessidades desse público ativo”, afirma Corina Godoy uma das fundadoras da Pink Cheeks.

Criada em 2012, a marca foi pioneira no Brasil no ramo de cosméticos para esportistas. “Havia uma clara necessidade de produtos que fossem ultra resistentes ao suor e à água, proporcionando alta proteção UVA e UVB, sem comprometer o desempenho do atleta”, diz Gisele Violin, a outra fundadora da Pink Cheeks.

Maquiagens que permanecem intactas durante treinos e atividades ao ar livre

No início, a marca trazia soluções para “resolver problemas” comuns de atletas, como queimaduras solares e assaduras causadas por atrito. Com o tempo, o catálogo se ampliou e diversificou. “Em 2017 lançamos a linha de makes, com produtos práticos e que se adaptassem à rotina corrida das mulheres, associando beleza, alta proteção solar e longa duração, já que permanecem intactos mesmo durante treinos e atividades ao ar livre”, explica Violin. Atualmente, as vendas de maquiagens ficam atrás apenas da categoria de proteção solar.

Patrocinadora de corridas e com o tenista espanhol Carlos Alcaraz como embaixador global, a ISDIN destaca em seu portfólio de fotoproteção produtos para atividades físicas. “Grande parte dos esportes são praticados ao ar livre, sob uma grande exposição solar”, lembra o gerente de produto João Paulo Ribeiro.

Ele indica o Fusion Gel Sport FPS 50, com alta proteção e tecnologia que protege as células do dano oxidativo causado pelo sol. “É um produto corporal muito resistente à água e à transpiração, tem textura invisível e refrescante e sua embalagem vem com um mosquetão, o que ajuda o praticante de atividades a prender o produto onde desejar, tornando mais fácil a reaplicação”. Já o Extrem 90 Cream é um protetor facial para quem se expõe à radiação solar extrema. Com FPS 90, é resistente à água e proporciona hidratação intensa e imediata.

Suor, sol, umidade e cabelos sem frizz

A jovem marca de haircare SOS Frizz tem a paixão por esportes em seu core. “Queremos tornar mais prática e eficiente a rotina das mulheres com estilo de vida ativo. Sabemos que os cabelos são expostos a fatores como suor, sol e umidade durante atividades físicas, o que pode comprometer a aparência e a saúde dos fios. Por isso, criamos produtos que ajudam a manter o cabelo sob controle, hidratado e protegido, sem complicar o dia a dia”, afirma a empreendedora e CEO Cecília Cardoso.

Além de itens de uso cotidiano, como xampu e máscara, a marca traz o Anti-frizz Stick e Spray Anti-frizz com proteção térmica, soluções rápidas para controlar o frizz durante ou após a prática esportiva, segundo Cardoso. “A indústria de beleza no Brasil já está atenta a essa demanda e acredito que veremos um crescimento no desenvolvimento de produtos que se adequem à rotina intensa de quem pratica esportes”.

Fragrâncias ideais para a prática esportiva

Até a categoria de perfumaria vem fazendo essa conexão. A Avon aponta a linha masculina 300km/h como ideal para esportistas. “São fragrâncias frescas, cítricas e energizantes, que promovem sensações propícias para atividades físicas”, conta Valéria Conceição, head de perfumaria da Avon Brasil.

Ela diz que, ao nos preparamos para uma prática esportiva, é fundamental criar um ambiente que favoreça a preparação mental e o conforto físico. “O olfato desempenha um papel crucial nesse processo, pois os aromas afetam nosso estado emocional e nível de energia. Boost, a última inovação da linha, foi desenvolvida para transmitir a ideia de foco e energia. Já 300km/h Surfer, por exemplo, traz a tecnologia patenteada VivaScentz™, que convida a um mergulho na adrenalina inesquecível de um surf épico”.

Vindo do mundo da moda, o movimento athleisure incorporou peças confortáveis e com pegada esportiva às mais variadas ocasiões do cotidiano e também influenciou a indústria de cosméticos. “Essa tendência se consolidou como um estilo de vida, impactando diretamente o mercado de beleza. O desenvolvimento do segmento de cosméticos para praticantes de esportes tem sido significativo e transformador e a Pink Cheeks se orgulha de ter contribuído para essa evolução”, finaliza Godoy.