Disponível em perfumarias e on-line desde 13 de junho, a nova edição limitada do N°5 L’Eau é comercializada com um frasco inspirado numa confidência feita por Marylin Monroe à revista Life, em 1952. Quando lhe perguntaram "O que você usa para dormir?", a estrela, como todos sabem, respondeu: "Uma gota de Chanel N°5". O novo frasco interpreta a resposta da atriz no sentido literal. Como uma segunda pele, a forma oblonga aposta na transparência e nos faz esquecer sua materialidade, deixando o protagonismo para o elemento fluido contido no frasco. A embalagem collector dá vida ao mito, tornando-o mais atual do que nunca.
Contrariamente ao frasco original, cuja base é plana, a nova versão, marcadamente convexa, é instável. Sua forma orgânica desperta o desejo de se aproximar e se apropriar do frasco. Projetado para se encaixar perfeitamente na palma da mão, o provocante design nos induz a tocar o recipiente. Mantendo-se fiel ao espírito de pureza e simplicidade almejado por Gabrielle Chanel, essa edição limitada confere uma dimensão tátil e emocional ao perfume N°5.
Desafios técnicos
A forma lisa e monolítica do frasco e da tampa remetem a outra referência da coleção, o N°5 L’Eau On Hand Cream. Por trás da estética, a complexa realização do vidro: a criação do design, o desenvolvimento técnico e a produção da embalagem exigiram nada menos que 18 meses de trabalho por parte das equipes internas da Chanel, em colaboração com fornecedores selecionados.
O frasco de vidro soprado foi realizado pela Koa Glass, fabricante japonês responsável pela produção do estojo da linha de batons 31 Le Rouge. A confecção da tampa de vidro prensado ficou a cargo do fornecedor austríaco Technoglass (Grupo Cerve). Enquanto o frasco contém 15% de vidro reciclado PCR (Post Consumer Recycled), a tampa, por razões de capacidade técnica, é feita com vidro puro.
"O primeiro desafio técnico foi o trabalho com a forma oval que, contrariamente aos frascos de base plana, não podia ser posicionada na esteira transportadora do fabricante de vidro. Para contornar essa dificuldade, o fornecedor teve que desenvolver um processo específico para manter o frasco em posição estável durante a fabricação. Outro desafio foi a inserção do anel metálico no gargalo. Por fim, foi preciso efetuar ajustes na tampa e garantir a estabilidade, a fim de obter um perfeito alinhamento", explica Sylvie Legastelois, diretora de Packaging Creation da Chanel.