Uma das principais fornecedoras de ingredientes aromáticos sintéticos em todo o mundo, a BASF entra agora no segmento de ingredientes naturais para a composição de fragrâncias e aromas. A multinacional química acaba de anunciar a aquisição da empresa holandesa Isobionics, líder de inovação em biotecnologia aromática.
De acordo com a BASF, o potencial de mudança dos hábitos dos consumidores e ainda a escassez de ingredientes naturais no mercado levaram à companhia a dar esse passo estratégico. Para Julia Raquet, vice-presidente global da divisão de Ingredientes Aromáticos da companhia, a indústria de aromas e fragrâncias apresenta uma demanda crescente por matérias-primas, no entanto, a variação de qualidade, disponibilidade e sustentabilidade deste tipo de produto ainda são um desafio para o setor.
Com a aquisição, a BASF expande seu portfólio com ingredientes aromáticos naturais como o nootkatone e o valencene, ambos componentes de óleos cítricos, que são o foco da produção biotecnológica da Isobionics. Segundo Toine Janssen, fundador da empresa, ao combinar seu know-how e expertise de desenvolvimento à competência e alcance global da BASF, será possível fornecer mais inovações para o segmento e fomentar seu crescimento.
O acordo prevê que a Isobionics e todos os seus colaboradores sejam incorporados ao negócio de Ingredientes Aromáticos da BASF. A mesma divisão celebrou também a assinatura de um contrato de cooperação com a norte-americana Conagen, líder de pesquisa na área de biotecnologia. Com essa parceria, a multinacional química passa também a contar com vanilina natural em seu portfólio, um dos ingredientes aromáticos com maior demanda de mercado.