Naturalidade e a sustentabilidade tem aumentado há muitos anos e tornando-se inevitáveis.. Um dos grandes desafios técnicos é a substituição dos silicones por produtos mais amigáveis com o ambiente e que ofereçam o mesmo nível de desempenho. A linha Emogreen™ da Seppic tem oferecido até agora alternativas naturais aos silicones e foi testada versus vários graus tradicionalmente utilizados no cuidado do cabelo, como dimethicone, cyclopentasiloxane ou phenyl trimethicone. Emogreen™ L15 e Emogreen™ L19 demonstraram resultados significativos e relevantes de performance como alternativas sustentáveis e facilmente biodegradáveis aos silicones. Recentemente, o time de inovação da Seppic desenvolveu um novo emoliente Emogreen™ HP 40 (INCI: C15-19 Alkane - Hydrogenated Polyfarnesene), baseado numa molécula inovadora e de origem natural, o Hydrogenated Polyfarnesene. Altamente viscoso, tal como o dimethiconol, apresenta propriedades muito interessantes para substituir as misturas baseadas em dimethiconol. Para tornar sua manipulação mais fácil foi combinado com C15-19 Alkane de origem natural, criando uma alternativa sustentável e 100% natural aos silicones viscosos.
Mercado de Cuidados capilares
Testado em cabelo caucasiano danificado, demonstrou propriedades de formação de filme semelhantes ao dimethicone/dimethiconol (DMD). Foram realizados testes de protecção térmica em mechas capilares saudáveis com a matéria-prima pura e com um serum capilar contendo 3% de Emogreen™ HP 40 versus DMD, e foi observado um ganho significativo de proteção da estrutura interna da queratina capilar de +38% e +22% respectivamente. O desempenho entre Emogreen™ HP 40 e DMD é comparável.
Um teste triangular também revelou um perfil sensorial comparável. De fato, os especialistas do painel não conseguiram diferenciar as mechas tratadas com máscara rinse off contendo Emogreen™ HP 40 ou com DMD nos critérios avaliados: facilidade de pentear, brilho e deslizamento. Finalmente os testes de controle de volume e definição de cachos feitos com o serum capilar contendo Emogreen™ HP 40 aplicado em cabelo natural brasileiro demonstraram desta vez resultados ainda melhores que o serum placedo e o serum contendo cyclopentasiloxane/dimethiconol.
Mercado de Maquiagem
Testado a 42,5% num batom líquido versus hydrogenated polyisobutene na mesma concentração, Emogreen™ HP 40 foi avaliado como menos pegajoso por um painel de 5 esteticistas especialistas. A intensidade da cor também foi avaliada na mesma formulação de acordo com o método SCE (Componente especular excluído). O Hydrogenated polyisobutene foi considerado como o material de referência. Não foi observada qualquer diferença significativa, destacando assim o Emogreen™ HP 40 como uma alternativa sustentável relevante, que oferece intensidade de cor e conforto aos lábios.
Mercado de Proteção solar
Foi testado numa formulação de protetor solar SPF 30 a 2% versus VP/Eicosene Copolymer e a resistência à água foi medida in-vitro após 20 e 40 minutos. A fórmula com Emogreen™ HP 40 proporcionou o mesmo desempenho de resistência à água que a fórmula com VP/Eicosene Copolymer.
Emogreen™ HP 40 completa a linha de alternativas aos silicones que a Seppic tem oferecido até agora. É um ingrediente versátil que traz sensorialidade e desempenho graças às suas propriedades formadoras de filme, tornando-o assim de interesse para várias aplicações como cuidados com o cabelo, maquiagem, cuidados solares, mas também cuidados com a pele. A sua estrutura inerte e não polar torna-o muito estável e fácil de formular sendo compatível com uma grande variedade de fases oleosas. É inerentemente biodegradável e uma alternativa 100% de origem natural às misturas de dimethiconol, oferecendo o mesmo, e em alguns casos, um desempenho ainda melhor. Serão realizados novos testes para completar o seu perfil de desempenho.