O fabricante de fragrâncias anunciou a aposentadoria de Olivier Gillotin no final de setembro de 2023, após uma carreira na perfumaria de mais de 45 anos, dos quais 25 anos na Givaudan.
“A rica e movimentada carreira de perfumaria de Olivier o levou a muitos países diferentes, cruzando caminho com várias personalidades da indústria. Adaptando-se constantemente a novos ambientes e aprendendo com cada situação, Olivier conseguiu aprimorar suas habilidades de formulação à perfeição, trazendo-lhe o enorme sucesso pelo qual é conhecido e altamente respeitado hoje,” diz a empresa.
Promovido a VP Perfumer da Givaudan em 2002, Olivier Gillotin recebeu o Lifetime Achiviement Award por sua carreira realizada e paixão pela arte da perfumaria da American Society of Perfumery em 2022.
Olivier Gillotin descobriu a perfumaria em 1972 durante seus estudos de biologia. Ele iniciou sua carreira na Synarome na produção e no controle de qualidade, enquanto se candidatava paralelamente à várias empresas, para realizar seu sonho de se tornar um perfumista. Robertet foi o primeiro a oferecer-lhe um emprego como assistente de perfumaria em Paris, seguido pela Givaudan, onde foi aceito na Escola de Perfumaria em Vernier no início de 1977. Olivier acabou deixando a escola em meados de 1978 e finalmente ingressou na IFF. Depois de passar dois anos em avaliação em Paris, foi transferido para Hilversum na Holanda, como perfumista estagiário para trabalhar em sabões e detergentes. Após um breve período na França, Olivier foi enviado para a América Latina. Inicialmente planejado para passar cinco anos na IFF México, ele finalmente ficou 4 meses na Argentina e outros nove meses no Brasil, enquanto aguardava sua autorização de trabalho para o México. Ele chegou à Cidade do México no início de setembro de 1985, duas semanas antes do terrível terremoto.
Um ano depois, Olivier aceitou uma transferência para a cidade de Nova York, onde permaneceu por nove anos. Após sua primeira longa experiência nos Estados Unidos, Olivier decidiu retornar à Europa por motivos familiares e começou a trabalhar para a Creation Aromatique em Genebra, na Suíça. Logo após um período de várias aquisições e fusões pela H&R, Olivier conseguiu se integrar à Givaudan Roure em 1999. Inicialmente planejado para permanecer em Argenteuil, Olivier foi enviado de volta aos Estados Unidos um ano depois para substituir um perfumista que voltava à Europa. Como membro da equipe de perfumaria criativa da Noam Fine Fragrances desde então, Olivier tornou-se um forte pilar ao longo dos anos.
Entre sua obra, composta por muitas criações, se pode destacar: o “Red Door”, seguido por “White Diamonds”, ambos de Elisbeth Arden; “Higher” de Dior, inspirado no licor de pêra “Williamine” e cocriado com Olivier Pescheux, assim como “Be Delicious for Men” de Donna Karan, a primeira fragrância desenvolvida pela casa. Outros produtos a serem mencionados são “Polo Red” de Ralph Lauren, “Amalfi Citrus” de Dunhill, “Dark Suede” de Hawthorne, “Lavandes Trianon” de Lancôme, e as fragrâncias “Tom Ford Noir” e “Tobacco Vanilla” de Tom Ford.