Em 2020, a empresa franco-brasileira de cosméticos L’Occitane au Brésil completa sete anos de mercado e estreia no segmento de cuidados infantis. “Vimos neste momento a oportunidade de trazer um lançamento competitivo em uma categoria ainda não presente em nosso portfólio”, afirma a diretora de marketing Victoria Gallo.
De acordo com a Mintel, o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de produtos infantis, com 5% de participação. Já bastante maduro no país, o setor apresentou um crescimento de 1% no faturamento no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. No ano passado, houve aumento de 0,7%, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), impulsionado especialmente por artigos de banho, que são justamente o foco da nova linha Bagunça.
Equipe multidisciplinar
Composta por xampu, condicionador, sabonetes líquido e em barra, spray de pentear e água de colônia, a coleção foi desenvolvida para atender às necessidades de crianças de três a oito anos. “Fizemos uma imersão no mercado de produtos infantis e percebemos um ‘gap’ na oferta para essa faixa de idade, mesmo entre as principais concorrentes”, diz Gallo.
Para ela, a partir dos três anos, a hora do banho adquire uma característica lúdica de aprendizagem, brincadeira e troca entre pais e filhos. “Buscamos formatos divertidos e texturas inovadoras, como o Sabonete Geleca e a Espuma de Cabelo e Corpo, para que esse momento se torne ainda mais especial”.
A executiva conta que, para o desenvolvimento desse projeto, foi criada uma equipe multidisciplinar, com pessoas de diversas áreas da L’Occitane, além de crianças e seus pais. “Durante uma semana reunimos esse time em um espaço cheio de estímulos, com massa de modelar, tinta guache, pincéis, papéis, sabão para fazer bolhas, cores e cheiros. Foi durante o workshop que tivemos o insight de ‘diversão na hora do banho’ e criamos o conceito da linha, ‘Bagunça, para quem gosta de fazer arte”.
Ingredientes brasileiros
Liberdade para o desenvolvimento da criatividade infantil e o resgate de brincadeiras tradicionais e do fazer manual são algumas das mensagens trabalhadas na comunicação da linha, que teve identidade visual criada por Renata Moura. A designer buscou inspiração em latas de tinta e apostou em cores vibrantes para os produtos e suas embalagens. “Os produtos precisam ser alegres e divertidos, além de trazer o efeito surpresa”, afirma a diretora de marketing.
Seguindo a filosofia da marca, que explora ingredientes regionais brasileiros, os produtos foram desenvolvidos com manteiga de Bacuri, fruto popular no Norte do país, que leva hidratação e proteção para a pele infantil, de acordo com a marca. Todos os itens são hipoalergênicos e as fórmulas trazem 90% de ingredientes naturais.
“A Bagunça é um marco importante para o nosso aniversário de sete anos. Com ela, esperamos trazer novos consumidores, além de complementar a cesta de pais e mães que já consomem a marca”, revela Gallo. Segundo ela, novas faixas etárias são estudadas para a linha e outras novidades são planejadas para 2020.
“Mesmo com um cenário desafiador, o Brasil continua ocupando uma posição de destaque para o Grupo L’Occitane com a operação das marcas L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil no país, além da primeira fábrica do Grupo fora da França”, diz a diretora de marketing. “Continuaremos investindo no país, e faremos ajustes, se necessário, focando na saúde das marcas no território”, finaliza.