Entre os 85 países em que a Keune Haircosmetics atua, o Brasil ocupa atualmente a segunda posição global nos negócios da marca holandesa. Tendo registrado crescimento de 25% nas vendas de 2024, contabilizadas até o mês de agosto, a filial recebeu o título de “Most Impressive Growth” (crescimento mais expressivo) durante o encontro anual da marca, realizado no país sede no último mês, com representantes de todo o mundo.
“Esse reconhecimento nos deixa com muito orgulho e com a certeza de que estamos em um bom caminho. Temos um jeito único de trabalhar e nossos números comprovam a eficácia das nossas ações, que vão desde a relação consolidada com os cabeleireiros, passando pelo compromisso com a oferta de cursos e materiais para o aperfeiçoamento desses profissionais, até a maneira como apresentamos a qualidade dos ingredientes para nossos clientes”, afirma Marcelo Raskin, CEO da Keune no Brasil.
Ele conta que as metas da filial são ousadas e que, ainda para esse ano, há grandes desafios que acredita poder alcançar. “Já estava nos nossos planos buscar um crescimento significativo em 2024 e queremos seguir neste ritmo nos próximos meses. Para essa reta final do ano, nossa expectativa é crescer 20% em relação ao ano anterior.”
Brasil entre os três mercados mais representativos há mais de dez anos
O objetivo é fazer com que o Brasil siga entre os principais mercados, já que há mais de dez anos a operação no país se destaca no “top três” do ranking global da marca de cuidados capilares profissionais. “Temos feito um trabalho consistente e cuidadoso. Olhamos para o mercado e ouvimos o público com atenção, sempre pegando os inputs e trazendo para dentro de casa”, aponta o executivo.
Pela grande diversidade da população, o Brasil é considerado um “laboratório” para o desenvolvimento de produtos capilares e a Keune aproveita essa vantagem. “Fazemos parte de um seleto grupo de países para discutir ideias para o futuro da marca globalmente. Isso significa que as necessidades do consumidor brasileiro estão cada vez mais presentes nos novos desenvolvimentos.”
Raskin cita a linha Confident Curl, voltada aos cabelos com curvatura e apresentada no fim do ano passado. “Tivemos envolvimento da nossa equipe levando inputs para que a fábrica trouxesse uma fórmula que atendesse às necessidades do nosso público. Outro exemplo é o lançamento Infinite Blonde, um pó descolorante que tem o objetivo de oferecer uma solução ainda mais otimizada para o dia a dia do salão.”
Segmento de haircare continuará em ascensão no Brasil
De acordo com levantamento da Mordor Intelligence, o segmento brasileiro de haircare continuará em grande ascensão, com previsões de chegar a US$ 7,70 bilhões até 2028. “Sabemos que temos muitas oportunidades por aqui e temos muita vontade de buscar e entregar o nosso melhor. O Brasil é uma potência no segmento capilar. Quando falamos em tinturas, somos o 2º maior mercado mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados da Euromonitor International”, aponta o CEO.
Com uma boa organização, processos bem definidos de gestão e investimento consistente em marca e comunicação, ele diz ser possível o Brasil ultrapassar a Austrália, mercado número um da Keune no mundo. “Admiramos o trabalho desenvolvido por nossos amigos australianos. Temos uma competição saudável, que é uma troca de experiências e colaboração. Do nosso lado, ainda temos muitas frentes para serem exploradas, tanto em regiões e quanto em categorias. Se executarmos bem, temos total condição de chegarmos à primeira posição”.