Brazil Beauty News - A Arcade Beauty está festejando dez anos de existência, e o senhor teve um papel determinante na criação da empresa, não é mesmo?
Carl Allain - A Arcade Beauty é o resultado da fusão entre a Arcade Marketing e a Bioplan Beauty, concretizada em 2014. Celebramos os dez anos do grupo com uma magnífica recepção realizada num cenário mágico, com a presença de nossos clientes, fornecedores, acionistas e, naturalmente, dos colaboradores da Arcade Beauty. Todos apreciaram muito a cerimônia, e recebemos muitas mensagens positivas sobre o evento.
Ingressei na Bioplan Beauty há 13 anos como COO, na função de responsável por Operações Globais. Participei do processo de aquisição e integração da Mappel no Brasil e da Le Papillon e da Aphena nos Estados Unidos e, posteriormente, coordenei a fusão que deu origem à Arcade Beauty. Em seguida, atuei como diretor da região Europa de 2016 a 2021, tendo assumido a presidência do grupo em outubro de 2021.
Brazil Beauty News - Na sua opinião, quais são as principais inovações que estão delineando o futuro do segmento de amostras de produtos de beleza sustentáveis?
Carl Allain - Atualmente, temos dois tipos principais de demanda que estão impactando as atividades da empresa. A primeira é a busca por soluções para embalagens confeccionadas com materiais recicláveis, como papel – aliás, o plano de ação que traçamos a fim de efetuar essa transição está adiantado em relação ao cronograma previsto. A segunda demanda é o desenvolvimento de soluções de refil baseadas em nossa expertise técnica com materiais flexíveis.
Brazil Beauty News - Como a Arcade Beauty estruturou sua estratégia relativa às vendas e ao desenvolvimento de produtos para promover ao mesmo tempo a inovação e a sustentabilidade?
Carl Allain - Inovação e sustentabilidade são elementos fundamentais de nossa estratégia, por isso todas as equipes da empresa estão mobilizadas em função desses objetivos. Estamos sempre atentos às demandas do mercado e de nossos clientes e, logo no início de nossas atividades, assumimos sólidos compromissos nas áreas de desenvolvimento sustentável, ecodesign, redução da pegada de carbono e integração dos fornecedores.
Brazil Beauty News - De que forma a última aquisição do grupo – a fábrica de perfumes de Ploërmel – contribui para a estratégia de longo prazo da empresa?
Carl Allain - Estamos revendo nosso modelo de negócios para operarmos no enchimento e na montagem de produtos full size, e não apenas na fabricação de amostras. A aquisição da unidade de produção de perfumes do grupo Rocher, situada em Ploërmel, é parte integrante do projeto. Com essa fábrica, poderemos oferecer, no continente europeu, soluções completas para o setor de perfumaria, desde a mistura dos ingredientes até o enchimento, seja para amostras ou para frascos destinados à venda ao consumidor.
Os clientes buscam nossos serviços porque somos mais flexíveis que outras empresas e aceitamos desafios de qualquer natureza. Nosso foco é oferecer serviços de enchimento e embalagem de todos os tipos de produtos, sejam de pequena ou grande dimensão, de vidro, papel ou plástico, para séries pequenas ou grandes. É isso o que mais gostamos de fazer. E vamos continuar cultivando esse diferencial.
Brazil Beauty News - Qual é a sua visão para a Arcade Beauty nos próximos dez anos?
Carl Allain - Queremos nos tornar um parceiro de referência para a indústria mundial de beleza, oferecendo amostras inteligentes e produtos sustentáveis, em tamanho real, disponíveis para venda no mercado. Para que essa visão se torne realidade, o grupo se compromete a incentivar a criação de amostras comercializáveis; a desenvolver amostras de alto padrão e miniprodutos que atendam às necessidades dos consumidores; a promover o ecodesign a fim de oferecer alternativas ambientalmente sustentáveis, mobilizando nossa expertise no uso de materiais flexíveis; e a oferecer soluções de refil para todos os tipos de cosméticos e perfumes no formato full size.