Natura &Co anuncia venda da The Body Shop para o fundo de private equity Aurelius por 207 milhões de libras, o que representa apenas um quinto do preço pago em 2017, quando a Natura adquiriu a famosa marca ao grupo L’Oréal por mil milhões de euros.
A conclusão da transação deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro e permanece sujeita a aprovações de órgãos reguladores.
Com essa venda, o grupo Natura &Co pretende continuar seu esforço para simplificar a suas operações e focar novamente em suas prioridades estratégicas, acelerando notavelmente a integração das marcas Natura e Avon na América Latina, concentrando-se em seu principal modelo de vendas por relacionamento e otimizando ainda mais a presença da Avon International.
Sob liderança da Natura &Co desde 2017, a The Body Shop passou por uma reformulação de seu portfólio e um processo de rejuvenescimento da marca, notadamente por meio de um desenho mais contemporâneo de suas lojas. Contudo, a Natura &Co vem lutando há anos para melhorar o desempenho da marca.
"Com a venda da The Body Shop, estamos dando mais um passo importante no novo ciclo de desenvolvimento de Natura &Co para gerar valor significativo. Com foco, desalavancada e mais enxuta, Natura &Co poderá agora se concentrar totalmente em sua principal experiência em vendas por relacionamento na América Latina, ao mesmo tempo em que continua a otimizar a presença da Avon International e a investir em iniciativas e inovações que impactam positivamente as pessoas e o planeta”, declarou Fabio Barbosa, CEO de Natura &Co.
Com sede em Londres, a marca The Body Shop está presente em 89 mercados, com mais de 900 lojas próprias em 20 países e parcerias com franqueados que operam aproximadamente 1.600 lojas em mais 69 países.
Tristan Nagler, sócio da Aurelius afirmou que o fundo quer impulsionar melhorias operacionais, reenergizar o negócio. Aurelius já possui experiência no setor de varejo por meio de sua participação na Footasylum, rede omnicanal de moda urbana e esportiva com sede no Reino Unido, e no grupo global de catering LSG Sky Chefs.
O grupo Aurelius tem crescido significativamente nos últimos anos, com 11 bilhões de euros em receitas.