O Boticário é a primeira grande empresa de cosméticos brasileira a receber certificação Ecocert. O selo do organismo de inspeção e certificação legitima a marca para produzir sua primeira linha de produtos certificados orgânicos. A nova linha Nativa SPA Orgânico é prevista para chegar ao mercado em outubro.
A certificação, feita em duas etapas, incluiu, além da rastreabilidade dos insumos, a auditoria da fábrica para verificar os processos de fabricação da linha, desde o recebimento de sua matéria-prima, até o processo de expedição do produto envasado.
Para a fabricação dos produtos certificados orgânicos, a planta do Boticário, localizada em São José dos Pinhais, Paraná, passou por uma reformulação e adaptação de suas etapas de produção.
“Por orientação da certificadora, as matérias-primas orgânicas precisam ficar em local separado das demais. Além disso, a pesagem delas é feita em um ambiente exclusivo, para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada. Na área de fabricação até a higienização de reatores e utensílios precisa ser específica para esse tipo de produto, conforme aprovado pelo referencial Cosmos. O Boticário tem consumidores exigentes e padrões de qualidade altos, com esse certificado que é confiável e reconhecido podemos garantir um produto inovador no Brasil e de altíssima qualidade”, comenta Paulo Roseiro diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca.
De acordo com a marca, a iniciativa atende à demanda cada vez mais frequente de consumidores exigentes que desejam ter conhecimento da rastreabilidade das matérias-primas.
O Boticário já conta com o selo Beauty Without Bunnies da certificadora People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), reconhecida organização de direitos dos animais. Em 2019 a marca conquistou também a aprovação pelo programa Leaping Bunny, que estabelece padrões cruelty free superiores aos exigidos pela legislação.