Faz apenas quatro anos que Patrícia Camargo, ex-advogada de uma multinacional de cosméticos, e Luciana Navarro, que trabalhava como produtora de eventos, criaram a CARE Natural Beauty. Mas a marca de skincare e maquiagem natural, orgânica, vegana e sustentável teve uma rápida ascensão no mercado. Meses após sua fundação, foi umas das 15 escolhidas em todo o mundo para participar do Programa de Aceleração Global da Sephora e vem registrando um crescimento médio de mais de 300% ao ano.
Nova identidade
Agora, a marca chega a uma nova fase e, para marcar sua evolução, passa por um processo de rebranding.
“Apesar de muito jovem, a CARE Natural Beauty consolidou a sua voz e se tornou uma referência no segmento de clean beauty no Brasil ao longo desses quatro anos. Por isso entendemos a importância de um rebranding, cumprindo nosso propósito de educar o mercado de beleza brasileiro, principalmente a importância de skincare e maquiagem 100% livre de toxinas”, diz Camargo.
Desenvolvida pelo designer Renan Benvenuti, a nova identidade visual foi pensada para refletir o momento mais maduro da CARE. O logotipo apresenta um design mais contemporâneo e elegante, mantendo a paleta de cores inicial, que tem o verde como destaque. Nas embalagens e rótulos, a mudança foi para evidenciar os principais ativos presentes nas fórmulas de seus atuais 23 SKUs.
“Uma parte dos consumidores brasileiros já está mais familiarizada com os ingredientes cosméticos. No entanto, é nosso dever como marca levar informação de qualidade a este público. Buscamos também promover a mesma transformação que a indústria alimentícia provocou em seu segmento. Levando informação, damos liberdade das pessoas escolherem saúde”, afirma a sócia-fundadora.
O rebranding é também uma preparação para a nova etapa na trajetória da CARE. A empresa se organiza para entrar no mercado internacional em 2023 :
“Estamos trabalhando na validação de todas as formulações tanto perante o FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) como as autoridades europeias. Nosso plano de expansão prevê a Amazon USA como canal digital e, na Europa, estamos mapeando lojas especializadas na França e Portugal para iniciar as exportações”, revela a executiva.
Mercado internacional
Para conquistar o mercado internacional, Camargo aposta nas composições “high clean” da CARE, além da transparência na comunicação com os clientes :
“Nos EUA e na Europa, onde o público consumidor de cosméticos está mais habituado com as formulações livres de toxinas, os ativos brasileiros são muito valorizados, especialmente os de origem amazônica, os chamados ‘power fruits’. É o caso do açaí e pracaxi, poderosos antioxidantes que usamos em todas as nossas formulações”.
Os planos de expansão da marca foram impulsionados graças a um recente aporte recebido pelo fundo de investimento Order Venture Capital. Camargo fala que o valor investido é confidencial, mas anuncia a previsão de faturamento de R$ 200 milhões em cinco anos, sendo 20% desse total vindo do mercado internacional:
“Seguimos crescendo de forma bastante acelerada em 2022 e ainda temos muito a conquistar e expandir. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados em relação ao que passam na pele. O mercado de cosméticos no Brasil é gigante, mas a fatia de marcas clean beauty, que efetivamente são totalmente livres de toxinas como a CARE, ainda é ínfima.”