Com mais de 40 anos de experiência em cuidados profissionais com os cabelos, o Grupo Alfaparf Milano vem se reestruturando rumo a um futuro vegano e cada vez mais sustentável. Criada na Itália, com unidades fabris em cinco países – incluindo o Brasil – e produtos comercializados em mais de 100 nações, a empresa acaba de entrar no segmento de clean beauty com a nova marca Benvoleo.
“O lançamento de Benvoleo traz para o Grupo Alfaparf Milano um novo conceito, com uma visão 360o em sustentabilidade, pensando em todas as etapas, desde a concepção dos produtos até a pós-utilização”, afirma Marcelo Tristão, gerente de marketing da Alfaparf Milano e Benvoleo.
Sustentabilidade na fórmula e toda a cadeia de produção e distribuição
Veganas, as fórmulas têm mais de 90% de ingredientes de origem natural, incluindo as fragrâncias, e são livres de sulfatos, petrolato e parafinas e outros insumos prejudiciais ao organismo e ao meio ambiente. Produzidos com tecnologia de hiperfermentação, os produtos apresentam alta taxa de biodegradabilidade e exigem menos água na hora do enxague. Tristão destaca o Benvoleo Conscious Daily Shower & Shampoo, uma solução sólida que pode ser utilizada na higienização dos cabelos e corpo.
Ele conta que além das fórmulas, toda a cadeia de produção e distribuição da marca ganhou atenção, com utilização de energia limpa, recuperação de água e compensação de CO2. As embalagens também foram desenvolvidas para um menor impacto ambiental, levando plástico reciclado (de 50% a 100%) e reciclável na composição, dispensando embalagens secundárias e com redução do número de componentes e peso dos frascos.
Benvoleo chega ao mercado brasileiro com cinco linhas de tratamentos, focados em benefícios como nutrição e recuperação dos fios. Há produtos específicos para o uso profissional e outros para o consumidor final, sendo comercializados apenas em salões de beleza.
Reformulação e nova identidade visual de Alta Moda
Outra novidade do Grupo Alfaparf Milano diz respeito a sua marca de varejo, Alta Moda, que acaba de passar por uma completa reestruturação, segundo a empresa, pautada por temas atuais e preocupações das novas gerações, como a sustentabilidade e os ingredientes presentes na fórmula.
“A linha de tratamento nasceu em 2015. Depois de muitos anos sem uma renovação, nós sentimos não só a necessidade de levá-la para outro patamar, mas percebemos que existia um grande potencial para isso”, diz Camila Bertoldo, gerente de marketing da Alta Moda.
Os produtos foram reformulados a fim de se tornarem 100% veganos, reforçando o uso de ativos de origem natural. “Nós entendemos que o cosmético vegano não é mais uma tendência e sim uma realidade”, cita Bertoldo. Apesar da substituição de ingredientes, ela conta que a linha mantém os mesmos resultados. “Tornar os produtos veganos não resulta em perda de performance, muito pelo contrário. Hoje nossa formulação tem muito mais tecnologia e inovação”.
As embalagens também passaram por mudanças. “Desenvolvemos um molde dedicado para este projeto com intuito de dar mais personalidade”, afirma a gerente de marketing. Os frascos agora têm 30% de material PET reciclado na composição e assumem nova identidade visual, que destaca a cor azul e traz ilustrações de flores coloridas em estilo aquarela, que diferenciam as nove linhas, incluindo a nova Micelar Acqua Shine, desenvolvida para equilibrar cabelos mistos.
Tristão fala que esse processo vem acontecendo em outras marcas da Alfaparf Milano. “Todas as fórmulas do Grupo estão sendo revistas para se tornarem veganas e cada vez mais sustentáveis. As plantas fabris também estão em constante processo de adequação para diminuir o consumo de água e gerar menos resíduos, além de contarem com eletricidade ‘limpa’ de fontes renováveis para a fabricação de seus produtos e apoiarem iniciativas locais voltadas à reciclagem de materiais e derivados industriais”, ele ressalta.