Fundada em 2004, a Vult se consolidou no mercado brasileiro como uma marca de esmaltes e maquiagens de bom custo-benefício. Quando foi adquirida pelo Grupo Boticário, em 2018, a empresa traçou um forte plano de expansão, prevendo não somente o aumento de pontos de vendas, mas também um crescimento robusto de seu portfólio, chegando a novas categorias.
A primeira delas foi o skincare, com início em 2020. Agora, a marca anuncia sua estreia em haircare e cuidados corporais. “Com a entrada nesses dois segmentos, a Vult oficializa sua estratégia multicategoria e reforça o posicionamento de ser uma marca pensada para atender todas as necessidades das mulheres, democratizando a beleza no Brasil”, afirma Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário.
Ela conta que a decisão de atuar nas duas categorias também considera tendências do mercado de beleza e cita números. “Segundo dados da Euromonitor, a perspectiva para haircare nos próximos anos é de crescimento, em média de 16,9% até 2025, quando as vendas atingirão cerca de R$ 27 bilhões. Já o segmento de cuidados pessoais, de acordo com a Statista, pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026”.
Do liso ao crespo, linha capilar estreia com 50 itens
A marca chega ao setor de haircare apresentando oito linhas e 50 produtos. “Vult entende da beleza e da diversidade brasileira. Com um portfólio desenvolvido para representar cada mulher e cada cabelo, a marca se propõe a tratar e estilizar os mais variados tipos de fios e texturas, considerando do liso ao crespo, do 1A ao 4C”, diz Gomide.
A executiva explica que, para criar as linhas capilares, a Vult realizou uma pesquisa com consumidoras, a fim de entender suas demandas. “Percebemos que elas estão em uma busca constante por produtos de alta performance e com excelente custo-benefício. Por isso, trazemos itens com a tecnologia HD, um sistema inteligente de aminoácidos reconhecidos pelo alto poder reparador que age profundamente fio a fio e com ativos de alta potência, como ácido hialurônico e biotina. Também fizemos um estudo extenso para entender a particularidade de cada fio e assim trouxemos ativos específicos para cada tipo de cabelo, como é o caso dos óleos africanos e a linhaça dourada na linha de cachos e a proteína do trigo e o óleo de jojoba na linha para onduladas”.
Ácido hialurônico, glicerina e colágeno para o cuidado corporal
O portfólio de bodycare foi dividido em duas linhas. “A linha corporal, que traz a combinação do ácido hialurônico + glicerina, é reconhecida pelo seu alto poder de hidratação para um cuidado intensivo com a pele, além de contar com uma tecnologia antiacinzentamento. Já a combinação do ácido hialurônico + colágeno busca promover sustentação e elasticidade na pele para um cuidado firmador intensivo, nutrindo e melhorando a flacidez”, afirma a VP.
Ambas chegam às prateleiras com diversos itens: loções, cremes para mãos e, para as áreas mais ressecadas, produtos para banhos e até sabonetes íntimos. “Os produtos da linha íntima foram um pedido da consumidora quando levamos o tema à pesquisa”, cita Gomide.
A executiva se diz bastante confiante no sucesso dos lançamentos entre as consumidoras e também no que representam dentro da estratégia de expansão da Vult. “Com a entrada nas duas novas categorias, a marca projeta crescer 50% em 2024 e chegar a um portfólio com mais de 430 produtos até o final deste mesmo ano”.