O mercado de beleza de prestígio movimentou mais de R$ 3 bilhões no Brasil em 2023, o que representa uma alta de 13% em relação ao ano anterior, segundo dados da consultoria de comportamento do consumidor Circana. Se olharmos especificamente para o setor de cuidados capilares premium, vemos que o ritmo segue praticamente o mesmo. Nos três primeiros trimestres de 2023, a categoria contabilizou no país um aumento de quase 14%, comparando com o mesmo período do ano anterior.
“O segmento de luxo de cuidados capilares tem apresentado uma evolução significativa no Brasil nos últimos anos e esses números reforçam o potencial do mercado brasileiro”, afirma Joana Fleury, diretora da L’Oréal Produtos Profissionais, divisão que engloba a Kérastase, marca líder em haircare de prestígio. “Enxergamos oportunidades promissoras para a expansão dessa categoria, com um vasto campo a ser explorado, considerando que a maior parte do mercado de beleza seletiva no país se concentra em maquiagens, skincare e fragrâncias”, ela acrescenta.
Fleury aponta que a rica diversidade capilar brasileira, combinada à busca por produtos premium, experiências diferenciadas e ativos inovadores impulsionam o crescimento da fatia de luxo. Por isso, a Kérastase investiu 10 anos de pesquisa, 12 patentes e mais de 600 testes para desenvolver a nova linha Première.
Sensorial único e fragrâncias exclusivas
“Esse lançamento exemplifica o compromisso da marca em oferecer produtos que aliam tecnologia, inovação, ingredientes de alta qualidade e resultados eficazes. Para além dos aspectos tangíveis, como performance, embalagem e funcionalidade, a marca busca oferecer um sensorial único, com fragrâncias exclusivas desenvolvidas especialmente para a coleção”.
A Wella Professionals também vem investindo nessa categoria. “No ano passado, lançamos Wella Ultimate Repair, que marcou a nossa entrada no segmento prestige. Decidimos entrar nesse mercado para oferecer uma experiência ainda mais exclusiva aos nossos consumidores. Com o sucesso da linha, no último mês de junho ampliamos nossa presença no segmento com a apresentação da linha Wella Ultimate Luxe Oil”, diz Daniel Bom, diretor comercial de professional beauty na Wella Company.
Compra menos produtos, mas com mais qualidade
A nova linha da marca foi lançada em primeira mão no mercado brasileiro. “O Brasil é um dos mercados mais estratégicos e importantes para a Wella Company, devido à relação única que as consumidoras brasileiras têm com seus cabelos. Elas são verdadeiras especialistas em cuidados capilares e estão sempre em busca de produtos que ofereçam resultados de salão em casa. Além disso, 49% dos brasileiros preferem comprar menos produtos, mas com mais qualidade”, afirma Bom.
A Alfaparf trabalha em diversos segmentos dentro do haircare, contando com marcas premium no portfólio, caso de Benvoleo, com proposta clean e sustentável, e MAB, linha assinada pelo cabelereiro Marco Antonio de Biaggi. O diretor de marketing Guilherme Gonçalves ressalta uma característica importante de consumo no país: “A brasileira gosta de experimentar diversas marcas e novos produtos, ela é adepta a novidades e não necessariamente usa uma linha inteira de uma marca específica, fazendo combinações e alquimias entre produtos. Muitas vezes, ela não tem budget para comprar toda uma linha de luxo, mas pode escolher itens que entregam performance, como máscara e finalizadores, leave-ins e óleos, obtendo um pouco do resultado prometido. Por isso, acredito que há muito mercado para o consumo de produtos premium”.
A Piave Cosmetics chegou recentemente ao mercado, já se posicionando no segmento de prestígio de haircare, tanto no Brasil quanto nos EUA. A marca aposta em nanotecnologia e em um ingrediente-chave para as fórmulas. “Foram dois anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento dos produtos até descobrimos que o pistache, com propriedades antioxidantes, nutritivas e revitalizantes, poderia ser o principal componente dos nossos produtos. Queremos oferecer um portfólio de alta qualidade para as mulheres e levar a inovação brasileira para o mundo. Já temos planos de expansão para Europa, América Central e América Latina, sempre com o mesmo posicionamento premium”, diz a CEO Carolina Ronchesi.