O termo skintimate apareceu pela primeira vez entre as previsões de beleza para 2023 da consultoria global de pesquisa de mercado WGSN. Inspirada na indústria de skincare, a categoria abrange o autocuidado íntimo feminino, indo desde produtos para a higiene da região até o aumento do prazer sexual. Espera-se que a categoria ultrapasse US$ 37 bilhões no mundo até 2030 e marcas de cosméticos tradicionais no mercado brasileiro já aderiram à tendência.
“O movimento skintimates já está entre nós. Temas relacionados à região íntima e à sexualidade têm se tornado cada vez mais comuns para pessoas de diferentes idades e gerações. Ao observarmos que este é um mercado aquecido e em expansão, identificamos a oportunidade de expandir o portfólio de algumas marcas do Grupo Boticário e iniciar a atuação em cuidados íntimos, incentivando o diálogo, o autocuidado e o rompimento de tabus acerca do tema”, afirma a diretora da categoria de corpo e banho Bruna Nunes.
No início desse ano, O Boticário anunciou Cuide-se Bem Cereja Livre, primeira linha da marca para a região íntima. “O lançamento visa tornar o momento de cuidados íntimos mais leve e divertido. Ele vem também como uma resposta a uma demanda da própria comunidade da marca, que demonstrava interesse em produtos da categoria”, diz a executiva. Com sabonete líquido, hidratante para virilha, spray íntimo refrescante e lenço umedecido com ação prebiótica, os produtos trazem ingredientes como o ácido lático, que auxilia a balancear o pH da região íntima, e o Pantenol, que melhora a hidratação da pele na região.
“Com Cuide-se Bem Cereja Livre, nós procuramos abordar a rotina de cuidado íntimo e nos tornarmos aliados de pessoas que possuem vulva, incentivando que elas se conheçam e se entendam intimamente. A marca abriu portas e Quem Disse, Berenice?, reforçou esse território de autocuidado, aliando ao bem-estar sexual”, aponta Nunes.
Além de cuidados íntimos, o bem-estar sexual
Em maio, a marca do Grupo Boticário lançou a linha Prazer, Berê, que inclui itens de cuidado íntimos diários, como o sabonete líquido e hidratante, mas também produtos para momentos de descoberta do próprio prazer, segundo a empresa, como o gel corporal beijável e óleo corporal para massagem, que esquenta a pele, oferecendo à consumidora uma nova experiência de satisfação.
“Apostamos na entrada na categoria de bem-estar sexual por enxergá-la como parte da rotina de autocuidado. Além disso, pesquisas de comportamento e tendências demonstram o crescimento no interesse pelo tema e na busca por opções de produtos da área. Não queremos apenas observar o crescimento desse mercado, mas fazer parte dele, entendendo a influência que o sexual wellness exerce no setor de beleza”, afirma a diretora do Grupo Boticário.
Ativos do skincare para o cuidado íntimo
Há mais de trinta anos no mercado de higiene pessoal, a Cia da Natureza tem produtos para a higiene íntima desde 2017. Mas foi em 2021 que a categoria ganhou mais representatividade no negócio com o lançamento do sabonete íntimo com água micelar. Observando a explosão do skincare, enxergamos a água micelar como uma poderosa aliada. “O varejo viu com entusiasmo nossa proposta e o resultado foi muito positivo. Hoje esse item figura entre os 10 mais vendidos da marca, em um portfólio de mais de 100 produtos”, diz a gerente de marketing Tatiana de Carvalho
Ela conta que a novidade da marca no segmento é o Sabonete íntimo óleo de coco com fórmula enriquecida com CBA, um complexo de óleos amazônicos que proporciona efeito de relaxamento, acalmando a pele. “Temos um público conservador, porém antenado, que anseia por inovações”.