Ocupando uma área de 320 m2, o novo centro de pesquisa e desenvolvimento em dermocosméticos da Pierre Fabre fica situado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, mas conta também com a expertise de um laboratório instalado na fábrica do Grupo em Areal, município fluminense. A previsão é que, até 2021, cerca de 20 pesquisadores e técnicos trabalhem no centro.
Dirigido por Anne-Laure Gaudry com supervisão de Xavier Ormancey, diretor de P&D da divisão Pierre Fabre Dermocosméticos (PFDC), o Brazilian Innovation Center foi criado com três objetivos:
– compreender melhor a pele das mulheres brasileiras e as necessidades dos consumidores brasileiros em geral;
– mapear futuras tendências do mercado brasileiro de cosméticos — que, segundo a Pierre Fabre, é "um dos mais sofisticados e criativos do mundo";
– desenvolver novos produtos adaptados ao mercado local para as marcas Eau Thermale Avène, Ducray e Darrow.
"A escola brasileira de dermatologia conquistou renome internacional. A população brasileira apresenta uma diversidade incrível de tipos de pele e cabelos, e as consumidoras brasileiras são particularmente sofisticadas e exigentes em matéria de cosméticos", explica Nuria Perez-Cullell, diretora-geral da Pierre Fabre Dermocosméticos.
Forte crescimento
Quarto maior mercado de cosméticos no mundo, o Brasil tem uma importância estratégica para o Grupo Pierre Fabre. Em 2017, as vendas ao consumidor dos produtos comercializados pela Pierre Fabre do Brasil movimentaram valores superiores a 300 milhões de reais, registrando crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Embora essa porcentagem represente apenas uma pequena parte das vendas mundiais do Grupo (2,3 bilhões de euros, sendo 1,4 bilhão de euros gerados pela divisão Dermocosméticos), a Pierre Fabre, com suas marcas Eau Thermale Avène, Darrow e Ducray, é número 3 do mercado de dermocosméticos no Brasil.
Presente no país desde 1985, o Grupo Pierre Fabre dispõe de uma unidade industrial especializada em produtos dermocosméticos na cidade de Areal.
"A Pierre Fabre do Brasil é uma das nossas filiais mais dinâmicas, com crescimento anual de 24%, em média, nos últimos cinco anos. Em 2015, demos início a um amplo plano de investimentos no valor de 50 milhões de reais, com o objetivo de modernizar a fábrica de Areal. Dando seguimento aos nossos projetos no Brasil, escolhemos o Rio como sede do nosso segundo centro de inovação internacional", conclui Éric Ducournau, diretor-geral do Grupo Pierre Fabre.