Há cerca de cinco anos, o Grupo Boticário comprou a marca Vult, especializada em maquiagens de bom custo-benefício, e traçou um plano para sua expansão. “Desde a aquisição, a Vult vem apresentando um denso crescimento, principalmente no que diz respeito à inovação e portfólio, se reinventando para se adaptar às mudanças do mercado e conquistando cada vez mais consumidores”, afirma Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário.
Para 2023, ela diz que a meta é ambiciosa: dobrar de tamanho. “Neste ano, a Vult prevê uma acelerada expansão no país em comparação com 2022, aumentando consideravelmente o número de pontos de venda e capilaridade da marca em território nacional, além do crescimento de portfólio, trazendo produtos que correspondam cada vez mais com a necessidade dos clientes”.
Skincare democrático para a pele brasileira
Entrar na categoria de skincare, em 2020, foi um marco importante para a estratégia de expansão da marca. “Entendemos as necessidades da pele brasileira e somos uma marca que democratiza a beleza. Por isso, queremos estar conectadas com as nossas consumidoras e trazer produtos de qualidade com ativos reconhecidos no mercado, como a vitamina C e o ácido hialurônico, de uma forma acessível e para todos os tipos de pele”, explica Gomide.
Para crescer e se fortalecer neste segmento, a Vult acaba de ampliar sua oferta de produtos faciais, apresentando novos itens focados em peles mistas e oleosas e na uniformização do tom de pele. “Nossa atenção em expandir nosso portfólio de skincare está em entregar produtos democráticos com resultados visíveis, que facilitam a rotina de cuidados e respeitam a individualidade da pele brasileira”, comenta a VP.
Ela aponta que a maquiagem segue como carro-chefe da empresa, com 231 SKUs no mercado, contra 70 SKUs na categoria unhas e 33 SKUs em skincare. “Em termos de mercado, a ambição é consolidar cada vez mais Vult como líder em marketing share de maquiagem no canal de farma e nos canais de varejo não proprietários por meio da ampliação da malha de distribuição e mantendo o seu DNA de inovar com alta frequência, antecipar e democratizar tendências e complementar a cesta de compra da consumidora de maquiagem com portfólio de cuidados faciais”.
Liderança no canal farmacêutico
Dos 35 mil pontos de venda em que a marca está presente, mais da metade são do canal farma. Grandes redes e perfumarias também estão entre os canais mais representativos para o negócio. “Vale ressaltar que a Vult marca presença em todo Brasil e que essa diversidade de canais nos permite acompanhar os hábitos de consumo de diferentes públicos. A expectativa é que a marca continue investindo nesses PDVs e aumentando a capilaridade em território nacional. Vult é uma marca que sempre esteve muito ligada às classes C e D, mas nesse ano, a Vult está empenhada em alcançar um público maior”, afirma Gomide.
A vice-presidente levanta outro ponto importante para 2023: fortalecer a frente social para impactar positivamente a vida de milhares de mulheres. “Nosso projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para mulheres brasileiras, profissionalizou mais de mil pessoas nos cursos de maquiagem e manicure entre fevereiro de 2021 e dezembro de 2022 e notamos um aumento de 45% em suas rendas. Unindo o 220 Vults ao Empreendedoras da Beleza, programa do Grupo Boticário, vamos formar 19 mil profissionais de beleza até 2024”.