Este ano os prêmios Luxe Pack in green novamente deram destaque às soluções mais inovadoras em matéria de embalagem sustentável e às melhores iniciativas no campo da RSE desenvolvidas por expositores que participaram do salão Luxe Pack Monaco.
Ao todo, os organizadores receberam 52 dossiês de candidatura para as duas categorias do prêmio Luxe Pack in green: Inovação em embalagem e Iniciativa RSE.
Melhor Inovação em Embalagem Sustentável: Adhespack
Quatro empresas – Adhespack, Furlanis, Holmen Iggesund e James Cropper – foram nomeadas para a categoria "Melhor Inovação em Embalagem Sustentável".
Finalmente, foi a Adhespack que levou o prêmio, com sua solução para amostras de perfume inteiramente realizada em papel. Segundo a empresa, a solução vencedora – apresentada na forma de etiquetas perfumadas que não contêm plástico nem alumínio – é reciclável, compostável e biodegradável em 154 dias.
Melhor Iniciativa RSE: Albéa
Na categoria "Melhor Iniciativa RSE", o júri havia selecionado três finalistas: Albéa, GCA e o Grupo Pochet.
Na edição deste ano, foi a Albéa que conquistou o prêmio, com seu projeto RECYMakeUp. O objetivo dessa iniciativa é reforçar a reciclabilidade das embalagens de plástico usadas para produtos de maquiagem e cuidados da pele, bem como compartilhar boas práticas com toda a indústria de embalagens para o setor de beleza.
Prêmio especial do júri: GCA
Para completar, o júri dos prêmios Luxe Pack in green decidiu conceder um prêmio especial ao projeto de reciclagem EKOMAT, apresentado pela GCA. Desenvolvido desde junho de 2022 na cidade de Yalova, na Turquia, esse projeto, além de viabilizar a coleta e a reciclagem de embalagens de bebida fabricadas em vidro, metal ou plástico, promove programas de conscientização e educação voltados para a população local.