Em mais uma ação voltada à sustentabilidade, a Curaden Swiss do Brasil, representante oficial da Curaprox no país, instalou um sistema de geração de energia fotovoltaica em sua sede, localizada em São Caetano do Sul (SP). São mais de 196 módulos solares, totalizando uma área de aproximadamente 975 m², capazes de gerar mais energia do que o necessário para cobrir totalmente a demanda energética da sede. “Além de garantir a eficiência energética das nossas instalações, o objetivo desse sistema de energia solar é reduzir significativamente a pegada de carbono da operação da empresa no Brasil, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a preservação dos recursos naturais”, diz Erik Vidal, diretor da Curaden Brasil.

Com tecnologia de ponta para garantir máxima eficiência e durabilidade, o sistema é capaz de gerar, em média, 10.148 KWh de energia por mês, valor 20 a 30% maior que o consumo da empresa. Dessa forma, além de suprir a demanda energética da sede da Curaden Brasil, a instalação ainda permitirá que cerca de 3.000 KWh de energia sejam devolvidos para a rede elétrica mensalmente. A expectativa é que, a longo prazo, a instalação conceda um retorno financeiro de mais de R$ 3,8 milhões. Instalação também reduzirá pegada de carbono da empresa.

O uso da energia solar não é apenas um investimento em tecnologia sustentável, mas também uma forma de inspirar outras empresas e consumidores a adotarem práticas mais conscientes. Dessa forma, estamos alinhados à visão global da Curaden, que, além de buscar transformar a saúde oral da população, procura sempre promover uma cultura de responsabilidade ambiental”, acrescenta o diretor.

A instalação do sistema de geração de energia fotovoltaica na sede soma-se a uma série de ações voltadas para a sustentabilidade que a Curaden Brasil vem desenvolvendo. Recentemente, a marca expandiu o chamado Projeto Curacycle, que tem como objetivo dar um destino adequado e sustentável para produtos de higiene oral descartados.

Por meio de caixas espalhadas principalmente em consultórios odontológicos, a empresa coleta escovas de dentes e outros acessórios plásticos de higiene oral. Esse material é enviado para a empresa EcoFour, onde é transformado em placas ecológicas por meio de um sistema de moagem e prensagem a quente que não gera resíduos ou poluentes.

A sustentabilidade também se estende ao catálogo de produtos da Curaprox. A empresa conta, por exemplo, com produtos que possuem partes reutilizáveis, visando reduzir o descarte de resíduos plásticos no ambiente.