Com a tendência geral de pelos faciais mais compridos dos últimos cinco anos, muitos homens vem afastando dos barbeadores. De acordo com números publicados no Wall Street Journal no começo do ano, as vendas de produtos para barbear nos EUA caíram quase 2%. Dito isso, há um boom de start-ups inovadoras tentando atrair o público masculino de volta à rotina das lâminas e espuma.
O Dollar Shave Club (lançado em 2012 com um vídeo viral) e a Harry’s (criada por Jeff Raider, cofundador da Warby Parker) oferecem ambos serviços de assinatura que enviam produtos de barbear pelo correio mediante uma taxa mensal. Este mês, a Harry’s aumentou suas opções com uma espuma de barbear em gel e um hidratante.
Fora produtos de barbear, o mercado de produtos para homens espera um apogeu, especialmente na Ásia, onde o grupo de consumo Kantar Worldpanel reporta crescimento nas vendas de 7% na China de produtos de beleza masculinos.
Há muitas marcas entrando em ação. Na última estação, a Penhaligon’s lançou sua primeira linha de beleza para homens, a Bayolea, que conta com a fragrância clássica da marca nos produtos, incluindo sabão para barbear, cremes e bálsamo. Também é a primeira vez que a Penhaligon’s oferece produtos para a pele dos homens, como espuma para limpeza facial, gel calmante e adstringente.
A Kiehl’s também acrescentou recentemente à sua linha masculina o hidratante Men’s Oil Eliminator 24 Hour Anti-Shine Moisturizer e o tonificante Refreshing Shine Control Toner, que controlam a oleosidade do rosto.