De acordo com pesquisa da Mintel, 72% dos consumidores de pele preta se sentem mais confortáveis no momento com seus cabelos naturais do que há um ano. Um estudo recente do Instituto Sumaúma e da agência RPretas reforça o dado, apontando que 53% das mulheres negras no Brasil têm os cabelos naturais atualmente. Os números mostram que mais brasileiros estão interessados em retornar a seus cachos e crespos originais, porém, enfrentar uma transição capilar pode ser desafiador.
“É um período delicado e singular porque envolve uma série de mudanças para quem deixa de usar produtos químicos que alteram a estrutura dos fios e decide assumir a curvatura natural do cabelo. Esse processo, muitas vezes, impacta a autoestima, com muitos altos e baixos. Pensando nisso, a Widi Care desenvolveu Juba Transição Capilar, uma linha completa (xampu, condicionador, máscara, cremes para e tônico) e especialmente formulada para facilitar esse momento”, afirma Joyce Almeida, especialista de produtos da marca.
Ela explica que devido ao uso de química, o cabelo em transição muitas vezes se encontra fragilizado, por isso os cuidados precisam ser intensificados durante esse processo. “A nova linha conta com extrato de alfarroba, ativo responsável por fortalecer a fibra capilar e restaurar sua saúde, tornando os fios mais resistentes. Outros ativos hidratantes e nutritivos, como extrato da semente de canela selvagem e manteiga de quinoa, ajudam a preservar a elasticidade e o brilho, promovendo maciez e maleabilidade.”
Uniformização das diferentes texturas do cabelo em transição
Outro ponto importante para quem está em transição é a uniformização das texturas. “Durante esse processo, é normal a consumidora ficar com parte do cabelo alisado e outra parte crespo ou cacheado, o que gera insegurança na hora de usar o cabelo natural. Por isso, a linha Transição serve para texturizar os fios, os deixando mais definidos”, diz Bárbara Cavalcante, head de marketing da Lola From Rio.
Com produtos para finalização e day after, a linha existe desde 2019. “Nesta época, muitas mulheres passaram a fazer a transição e não havia produtos eficazes para cuidar disso. Por isso, a Lola quebrou paradigmas e lançou a coleção, porque incentivamos mulheres a terem seus cabelos bonitos e bem tratados da forma que mais gostam”, comenta Cavalcante.
Crescimento capilar é principal benefício buscado durante o processo
Certamente, o benefício mais procurado por quem está em fase de transição capilar é o crescimento dos fios. Isso é o que promete a linha Fortalece & Cresce, lançada no ano passado pela Beleza Natural, complementando o programa homônimo de cuidados na rede de salões. “O cabelo cresce normalmente cerca de um centímetro por mês e a transição só se completa quando todo o comprimento que passou por química é eliminado. Portanto, a linha pode ser uma excelente aliada no processo, uma vez que seu uso diário promove crescimento acelerado de até 16cm ao ano, além de fortalecer a fibra capilar e dar mais densidade ao fio”, afirma Zica Assis.
Fundadora da maior rede de salões especializados em crespos e cacheados do Brasil, ela acompanhou muitas mudanças nesse segmento. “Na época da criação do Beleza Natural, 31 anos atrás, não existiam produtos e serviços específicos e com preços acessíveis para tratamentos de curvaturas naturais. Hoje, temos uma realidade bem diferente. Felizmente, a sociedade está em um processo mais democrático de mudança e de questionamento de estereótipos e padrões de beleza e vemos o crescimento de ofertas voltadas para este público no mercado. É muito gratificante para mim ser reconhecida como pioneira neste segmento e ser uma das pessoas à frente deste movimento.”
Para Ana Paula Rodrigues, também especialista de produtos da Widi Care, a ’curva’ de crescimento da transição capilar deve evoluir para um movimento de manutenção e valorização contínua dos fios naturais. “Com mais pessoas assumindo seus cabelos naturais, o mercado deverá focar em produtos específicos para cuidados diários, finalizações e tratamentos para ondas, cachos e crespos, e crespíssimos atendendo às novas necessidades de consumidores que estão se redescobrindo e buscam produtos que realcem a beleza autêntica e saudável dos seus fios.”