Com a chegada da temporada outono-inverno, os lábios costumam sofrer com a mudança de temperatura e os dias mais frios. Isso acontece porque a pele labial é muito mais delicada do que a do restante do corpo, como explica a dermatologista Vanessa Perusso, parceira da marca de proteção solar de Helioderm.

Essa área possui pouquíssimas glândulas sebáceas, que são responsáveis por dar à pele a sensação de viço. Com o clima frio, a umidade do ar cai e os lábios, por não possuírem uma alta retenção de líquidos, tendem a desidratar com mais facilidade. Além disso, a exposição a temperaturas frias acaba levando a uma contração dos vasos sanguíneos, e por ser uma região muito vascularizada, acaba perdendo o volume, ficando com uma aparência seca e com fissuras, os famosos ‘lábios rachados’”.

Vendas entre maio a agosto representam em média 44% de todo o volume no ano

Por isso, nessa época, os consumidores tendem a reforçar os cuidados labiais. “A procura por hidratantes labiais aumenta no tempo de inverno. Nos últimos 3 anos (2021, 2022 e 2023), o volume de hidratantes labiais vendidos no período de maio a agosto representou em média 44% de todo o volume vendido no ano. Isso mostra que essa temporada é muito relevante para a categoria”, afirma Verena Christian, grouper de marketing skincare da Nivea.

A marca da Beiersdorf é uma das primeiras no mundo a criar uma linha para cuidado dos lábios, em 1909, e conta com um portfólio extenso, composto atualmente por 17 versões, incluindo hidratantes com cores suaves ou intensas, produtos em edição limitada, como a recém-lançada Mickey & Amigos, e hidratantes intensivos, como o também novo Ultra Hialurônico, que reduz as linhas finas dos lábios e dá um efeito de volume.

No período de inverno, o hidratante labial NIVEA Original Care, reconhecido por seu alto poder de hidratação, passa a ser o carro-chefe da linha e o item mais vendido. Contudo, o mercado de hidratantes labiais brasileiro cresce por meio do segmento de produtos com cor, brilho e sabor. Nossa consumidora valoriza a hidratação, que é o seu principal fator de decisão na hora de comprar um hidratante labial, mas também busca esse benefício "extra" de cor, que valoriza sua beleza natural no dia a dia”, diz Christian.

Categoria de cuidados labiais está aquecida no Brasil

A marca Beleza Brasileira ampliou há poucos meses sua linha Boquinha Cream. “O segmento de cuidados labiais aqueceu muito e o público vem demandando produtos diferenciados, criativos e com experiências sensoriais. O Brasil é um grande mercado para cuidados labiais, mas ficava restrito em poucos produtos e empresas. Agora temos muitas opções interessantes no mercado”, afirma Pedro Castro, CEO do Grupo Ei, Beleza, que detém a marca.

Entre os seis novos produtos estão hidratantes com diferentes cores, um esfoliante e um item com proteção solar. “O ideal é sempre hidratar os lábios, protege-los do sol e danos e realizar uma esfoliação periodicamente para remover células mortas. A nova linha Boquinha Cream traz produtos que atendem toda essa rotina”, cita Castro.

Apesar de aquecida, a categoria ainda mostra possibilidades de expansão no país. “O mercado de hidratantes labiais tem no Brasil grandes oportunidades de expansão e crescimento, pois esses produtos são vistos como itens de cuidado e não apenas de beleza. O consumidor quer cuidar dos lábios mesmo antes de estarem ressecados e dar a eles uma aparência saudável e natural, podendo acrescentar também cores e brilhos”, resume a grouper de marketing skincare da Nivea.