Um grande nome da moda, o belga Dries Van Noten, se despediu das passarelas, neste sábado (22), com sua última coleção masculina em Paris. Dries Van Noten apresentou seu show em um hangar industrial de La Courneuve, bairro dos arredores da capital francesa.

Centenas de pessoas foram assistir a este desfile especial, que revisitou quase quatro décadas de criação do "mestre flamengo da moda".

Foi o 150º desfile do estilista, que se distinguiu ao longo de sua carreira pelos ternos cortados de forma impecável, pela audácia na escolha dos materiais, por um universo próprio e poético. Para esta ocasião, Van Noten exibiu tops em organza, silhuetas quase flutuantes, transparências. Seu último modelo desta coleção para a primavera-verão 2025 foi de um homem totalmente vestido de dourado, com um longo casaco preto até os pés.

"Ainda não me dei conta, simplesmente sou feliz", disse o estilista à imprensa após o desfile.

A marca Dries Van Noten, que inclui roupas, acessórios, perfumes, vai continuar sem o mestre, que decidiu se aposentar aos 66 anos. "Ainda tinha coisas para provar, quis acabar com um empurrão", afirmou Van Noten emocionado, após os aplausos. O mundo da moda foi surpreendido por esta decisão de uma marca com bons resultados, tanto na divisão de moda, quanto na de perfumes e acessórios.

A marca continuará funcionando na Antuérpia, onde o estilista a fundou. A casa espanhola Puig, que adquiriu a participação majoritária da grife em 2018, está de acordo.

Dries Van Noten apresentou sua primeira coleção em 1986, em Londres, como parte do grupo conhecido como "Os Seis da Antuérpia" (juntamente com Dirk Bikkembergs, Ann Demeulemeester, Dirk Van Saene, Walter Van Beirendonck e Marina Yee).

O grupo marcou uma fase aparte no mundo da moda, com influências vanguardistas.