A L Catterton, o fundo de private equity apoiado pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, anunciou hoje que adquiriu uma participação majoritária na marca italiana de cosméticos Kiko Milano. Os termos financeiros não foram divulgados.
“A L Catterton (…) acelerará a expansão global da Kiko, aproveitando a sua ampla experiência no setor cosmético e uma rede global de oportunidades comerciais e talentos", disse Antonio Percassi, cofundador da marca. A família Percassi manterá uma participação significativa na empresa e Antonio Percassi manterá o cargo de presidente da Kiko Milano, acrescentou L Catterton em comunicado.
Citando fontes próximas do assunto, o jornal italiano Il Sole 24 Ore estimou o valor de Kiko Milano em cerca de 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares).
Fundada em Bérgamo, no norte da Itália, em 1997 por Antonio Percassi e seu irmão Stefano, a Kiko Milano conquistou um público jovem graças aos seus produtos de maquiagem baratos. A marca, cujas receitas aumentaram 20% no ano passado, para cerca de 800 milhões de euros, gere mais de 1.100 lojas em 66 países.
“A capacidade da Kiko de oferecer produtos incomparáveis com preços acessíveis coloca-a uma posição única para o sucesso global”, disse Arabella Caporello, do fundo L Catterton, num comunicado de imprensa.
A L Catterton é o resultado de uma fusão do fundo de investimento Catterton Partners com o family office de Bernard Arnault e a LVMH em 2016. O fundo já investiu em mais de 275 empresas de consumo no mundo, incluindo a Intercos, um fabricante italiano de maquilhagem que fornece marcas de luxo, a marca britânica de cuidados de pele Elemis, a marca indiana Sugar Cosmetics e a marca sueca de cuidados com os cabelos Maria Nila.