A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) por meio da Fundação Universitas do Estado do Amazonas (FUEA) – organização social supervisionada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) – firmam um acordo de cooperação técnica. A iniciativa tem como objetivo de promover pesquisa conjuntas, desenvolvimentos e inovações para o uso sustentável da biodiversidade brasileira.
O acordo prevê a colaboração mútua entre as entidades para projetos que integrem ciência, tecnologia, sustentabilidade, e uso de insumos da biodiversidade local.
As duas entidades querem fortalecer as atividades de bioeconomia na região e promover soluções que possam aportar diferenciação e valor aos produtos e insumos relacionados à cadeia produtiva do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).
“Vamos interagir e atuar, não somente no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e processos, mas também no suporte importante que a ABIHPEC nos traz em relação aos aspectos legais de uso da biodiversidade particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de comunidades tradicionais, de povos originários, onde oferecemos toda uma estrutura de suporte jurídico para atuação e aconselhamento às empresas de todos os portes desse setor que se interessarem em participar,” comentou Marcio Miranda, o diretor-geral do CBA.
Segundo Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, “o acordo representa um passo estratégico para o setor de HPPC na região Norte do país, que busca ampliar sua atuação no fomento à pesquisa aplicada e no fortalecimento das cadeias produtivas de bioinsumos brasileiros e amazônicos. O trabalho colaborativo entre as duas entidades é de enorme potencial para engajamento de toda a cadeia produtiva, envolvendo especialistas, empreendedores e a academia, pautando soluções inovadoras e de aplicação prática para curto, médio e longo prazos, assim como, políticas de apoio ao desenvolvimento industrial”.