Lançada comercialmente em 2023, a Amakos da Amazônia desenvolve cosméticos sustentáveis a partir de ativos botânicos provenientes do trabalho de pequenos produtores e extrativistas do bioma amazônico. Com sede em Manaus (AM), onde tem instalada uma fábrica e seu laboratório de inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&DI), a startup escolheu a cidade de São Paulo, a quase 4 mil km de distância, para inaugurar seu primeiro ponto físico de vendas.

“Decidimos abrir a loja porque queríamos ter um contato maior com o público e nosso maior público está em São Paulo”, afirma o CRO e CMO Yuri Han. “Ter uma flagship na cidade nos permite apresentar a Amakos da Amazônia para clientes interessados e dispostos a consumir produtos sustentáveis e com propósito. Somos uma marca que promove o cuidado pessoal consciente, fazendo um comércio justo com as comunidades que mantêm a floresta em pé.”

Ele conta que, no espaço, o cliente será atendido por uma consultora treinada para fazer a análise da pele e sugerir os cosméticos mais adequados, de acordo com as necessidades, entre os doze produtos do portfólio atual, dividido nas linhas Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi e Nano Açaí + Vit C 10%.

Banho de floresta com fitoncidas

Instalada no bairro de Pinheiros, a loja conceito foi concebida para ser um “pedacinho da Amazônia” em meio ao acelerado ritmo paulistano. Com um imponente jasmim na fachada e plantas amazônicas por todo o espaço, ela tem uma sala dedicada ao “banho de floresta”, uma experiência imersiva que convida clientes a descansarem em espreguiçadeiras ouvindo sons e sentindo cheiros da floresta.

Sócia e tia de Yuri, a CEO e CRDO Soon Hee Han explica que, quando na floresta, inalamos fitoncidas, um antibiótico natural que reequilibra as emoções e promove efeito antioxidante. “Conseguimos trazer as fitoncidas para essa sala, usando um blend de óleos essenciais amazônicos, 100% naturais, como o breu branco e a copaíba”. O aromatizador “Banho de Floresta” será comercializado em breve pela marca.

Além da flagship, a marca instalou em São Paulo um escritório comercial. Atuando há pouco mais de um ano por e-commerce e presente em marketplaces como Beleza na Web e Amazon, além de alguns pontos físicos, como clínicas dermatológicas, a Amakos da Amazônia quer chegar a outros canais.

Escritório comercial na capital paulista visa ampliar a distribuição

“A cidade passa a ser o ponto de saída para a distribuição e toda a parte comercial de farmácias, perfumarias e lojas de departamento. Precisamos testar e entender os canais que têm mais aceitabilidade, mas acreditamos que temos um potencial enorme para crescer em São Paulo e, posteriormente, no Brasil inteiro”, diz Yuri Han.

Ele lembra da complexidade logística de estar instalado no estado do Amazonas. “Costumamos dizer que Manaus é uma ilha no meio da floresta. O caminho rodoviário é precário e além da demora na entrega, o produto pode sofrer variações. Então preferimos trabalhar com transporte aéreo, fazendo parceria com companhias que oferecem frete mais baixo para produtos da Amazônia”.

O CRO e CMO da marca fala da possibilidade de abrir outros pontos em São Paulo antes de partir para outras praças no Brasil. “Podemos, talvez, criar um modelo de franquias em quiosques. Tudo é uma possibilidade, já que somos tão novos. Nesse ano, queremos dobrar o faturamento e, para o ano que vem, já pensamos em internacionalização. Esse é um mercado onde podemos triplicar, até quadruplicar, nosso valor de faturamento”.