O retinol puro é um dos ingredientes anti-idade mais reconhecidos na dermatologia. Derivado da vitamina A, ele é sintetizado quimicamente para combater sinais do fotoenvelhecimento e estimular a renovação celular, contribuindo para amenizar rugas e linhas de expressão, diminuir a hiperpigmentaçao e melhorar a textura da pele. Contudo, é um ativo que merece cuidados, pois pode desencadear efeitos adversos.
“Reações irritantes, como queimadura, descamação ou dermatite limitam o seu uso. Além disso, seu manuseio e transporte também desempenham um papel crucial em sua eficácia, já que o retinol puro é extremamente instável e facilmente degradado quando exposto à luz e ao ar”, explica Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.
Por isso, a indústria de cosméticos vem investindo em alternativas ao ingrediente. É o caso do retinol biopeptides, utilizado na formulação do Bioretinol Absolute Sérum, da Ada Tina. “É uma tecnologia nova e exclusiva. Com o retinol biopeptides temos todos os resultados do retinol, com uma eficácia que chega a ser 20% superior ao ativo tradicional, porém sem os efeitos colaterais, como a vermelhidão ou irritação, sendo muito mais compatível com as peles do Brasil e altamente estável. Então a pessoa pode comprar e usar tranquilamente até o fim da embalagem, que a eficácia será mantida”, diz Pupo.
Ele explica que o retinol biopeptides age por meio do aumento da produção de colágeno e do ácido hialurônico da pele. “Assim, ele vai trazer mais firmeza, preencher rugas e estimular a renovação celular, para uma pele mais lisa, mais clara e renovada. E como manchas e imperfeições são problemas comuns entre os brasileiros, nós associamos o ativo a outros peptídeos clareadores e antioxidantes, além de niacinamida”.
Com origem vegetal, Bakuchiol é seguro e proporciona efeitos equivalentes ao retinol
A Elbo, marca de clean beauty lançada este ano pelo Grupo ADCOS, apresenta o Sérum Fito Renovador, com fito-retinol em sua composição. “Trata-se de um termo que se refere ao bakuchiol, uma substância extraída da planta de origem asiática Babchi (Psoralea corylifolia). É um agente cosmecêutico com propriedades promissoras antienvelhecimento, anti-inflamatórias e antibacterianas, mostrando resultados benéficos comparáveis aos alcançados pelos retinóides tópicos”, explica Felipe Mota, dermatologista e membro do board científico do Grupo ADCOS.
Ele diz que o bom perfil de tolerância e baixa irritabilidade tornam o bakuchiol uma opção adequada para consumidores com pele sensível e também aos que buscam produtos skincare de origem natural, uma tendência crescente no país.
A alternativa vegetal também está presente no catálogo da Simple Organic, dentro de sua Solução Retinol-Like. “O bakuchiol tem sido empregado na medicina ayurvédica por centenas de anos. Utilizamos o ativo concentrado a 1%, que é seguro e com efeitos equivalentes ao retinol sintético”, afirma Patricia Lima, CEO e fundadora da marca.
A executiva conta que a solução induz a produção de colágeno, fortalece a barreira da pele, reduz e previne as linhas de expressão, mas sem o risco de irritação ou sensibilidade comum nos retinóides tradicionais. “Ela é perfeita para cuidar das peles oleosas, acneicas e maduras, podendo ser utilizada diariamente por diversos tipos de pele, mesmo durante o dia.”
Retinaldeído mostra resultados mais rápidos e gentis para a pele
A Creamy lançou recentemente o sérum Retinal. “Ele é desenvolvido com retinaldeído, considerado a evolução direta do retinol dentro da cadeia orgânica da Vitamina A, apresentando resultados mais gentis para a pele e até 11 vezes mais rápidos que retinóides encontrados no segmento”, aponta Luiz Romancini, dermatologista e CPO da marca.
Ele diz que foi um grande desafio criar uma formulação com 0,05% de retinaldeído – a máxima permitida no Brasil – e lançá-la em primeira mão no país. “É um avanço na oferta de produtos anti-aging, altamente eficaz no combate aos sinais de envelhecimento da pele”.
A Creamy mantém em seu portfólio um sérum com retinol puro. “Ele é muito bem recebido pelos consumidores, que confiam na eficácia do ingrediente, o anti-idade mais tradicional e com mais estudos em dermocosméticos. Contudo, não podemos ignorar que o Retinal é uma inovação, então é possível que haja uma migração de clientes em busca dos seus benefícios adicionais e da menor irritação proporcionada em comparação com o retinol puro. Isso é algo que só o tempo nos dirá”, finaliza Romancini.