O óleo de rosa mosqueta é um ativo extraído das sementes das frutas que nascem de duas espécies de rosáceas, a Rosa rubiginosa, comum na América do Sul, e a Rosa canina, presente em quase toda Europa. Naturalmente rico em ácidos graxos essenciais, como ômegas 3, 6 e 9, e vitaminas A, C, E, B1 e B2, tem ainda em sua composição minerais como potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio e fósforo.
Não é de hoje que esse óleo é utilizado em rituais de beleza. “A rosa mosqueta é um ingrediente de uso ancestral, trazido para o Brasil inicialmente como cicatrizante. Depois de muitos estudos científicos para compreender a fundo o poder regenerativo desse ativo, podemos dizer que, entre seus benefícios comprovados estão a hidratação profunda, o estímulo à produção de colágeno e elastina e um potente efeito antioxidante”, afirma Mariana Corrêa, gerente de marketing e bem-estar da Herbarium.
A marca, referência no mercado de fitoterápicos, conta com óleo de rosa mosqueta no portfólio há mais de 20 anos. Mas em 2021, deu um passo além, lançando Musquée, a primeira linha de fitocosméticos à base de óleo de rosa mosqueta do Brasil, que hoje inclui itens como sérum facial, máscara esfoliante e creme para contorno dos olhos. Segundo Corrêa, isso torna a Herbarium uma autoridade ao falar sobre o ativo e mostra como a empresa se antecipou ao movimento do mercado de beleza, resgatando esse tradicional ingrediente de cuidado para a pele.
Resgate de cuidados ancestrais
É o caso da Negra Rosa. A marca de beleza para pessoas negras acaba de ampliar sua jovem linha de skincare, incluindo mais um produto formulado com óleo de rosa mosqueta, o Creme nutritivo facial. “Além de ser um ótimo ingrediente para a pele, escolhemos também colocar o óleo de rosa mosqueta nos nossos produtos para resgatar a forma que nossas ancestrais cuidavam da pele e a lembrança de nossas avós e mães usando esse produto”, diz Rosangela Silva, fundadora e curadora da Negra Rosa.
Para ela, esse interesse crescente de marcas de skincare pelo ativo vem do fato de que ele foi mais estudado com o passar do tempo e teve a sua eficácia comprovada, se provando também bem versátil nas composições cosméticas. “Por seu potencial, acredito que cada vez mais a rosa mosqueta vai estar presente nas formulações de várias empresas do mercado nacional.”
Ativo natural poderoso e multifuncional
Carolina Bertelli, diretora de marketing e inovação do grupo Dailus, também aposta no sucesso do ativo no setor de beleza. “Muito usado por gerações passadas, o óleo de rosa mosqueta voltou com tudo e deve permanecer em alta. Ele ganhou nosso olhar por ser um ingrediente poderoso e multifuncional, e por estar alinhado à crescente demanda dos consumidores por ativos naturais com alto desempenho.”
Na recém-lançada linha de cuidados para a pele da Dailus, Sweet Skin, o Óleo regenerador traz 99% de óleo de rosa mosqueta. “É praticamente um óleo puro de rosa mosqueta, garantindo uma ação concentrada e potente, sendo bem absorvido pela pele, sem pesar”, explica a executiva. O ativo também está presente na blindagem Fix Tudo, onde contribui para a hidratação da pele a ser maquiada.
A gerente da Herbarium revela que algumas novidades já estão em desenvolvimento para a linha Musquée. A rosa mosqueta um ativo natural atemporal com uma eficácia incomparável na promoção da saúde e beleza da pele. De acordo com um estudo publicado pela Kantar Worldpanel, mais de 50% dos usuários preferem produtos naturais na hora da compra. “Estamos sempre atentos às mudanças no perfil do consumidor e às novas tendências de mercado”, finaliza Corrêa.