Produzido pela Aptar Reboul, empresa do Grupo Aptar especializada em embalagens de metal e mais particularmente em estojos para batons, o tubo é fabricado em alumínio e latão, com um detalhe: 40% desse material é reciclado. Ele não contém material plástico e foi desenvolvido para ser inteiramente recarregável e reciclável.
Para inserir o refil, primeiro é necessário remover a tira de cera preta situada na base e, em seguida, introduzi-lo com o auxílio do cursor. A bala do batom se encaixa e permanece no lugar até a próxima troca de refil.
"A cada ano, 800 a 900 milhões de estojos de batom são vendidos no mundo. A maioria desses tubos são de plástico ou contêm componentes derivados de plásticos — portanto, dificilmente podem ser reciclados. Segundo a Lush, isso representa 25 bilhões de peças descartadas, todos os anos, na Inglaterra [1]. Uma situação inadmissível na opinião da marca, que milita em favor de um consumo mais ético dos produtos cosméticos, e um desafio e tanto para a Aptar Reboul. Ambas precisaram buscar uma solução mais ecológica", explica a Aptar Beauty + Home.
Adquirida pela Aptar em 2018, a empresa Reboul conquistou renome com sua ampla expertise no processamento de metal (abrangendo desde a estamparia até o acabamento), na decoração de peças de metal e na montagem de produtos que envolvam diversos materiais. A Reboul é também especializada na confecção de mecanismos inovadores para batons.
"Ficamos conhecendo a Reboul no último salão PCD Paris. Ela é uma das duas únicas empresas do mundo a dispor da tecnologia e da experiência necessárias para fabricar nossos estojos nas quantidades desejadas", ressalta Lee Carpenter, da Lush Creative Packaging.
Em um cenário marcado pela busca de soluções mais sustentáveis por parte de todas as marcas, a Aptar Beauty + Home deu um passo à frente rumo à economia circular. A empresa já oferece diversas soluções adaptadas a diferentes categorias de produtos cosméticos: embalagens monomaterial que facilitam a reciclagem, utilização de plástico reciclado PCR (plástico pós-consumo), produtos recarregáveis, etc. Paralelamente ao desenvolvimento de embalagens ecológicas, a Aptar vem também promovendo mudanças em seus métodos de fabricação, a fim de reduzir ao máximo o impacto ambiental das operações.
"A Aptar está empenhada em um amplo trabalho de inovação. Mas falar de sustentabilidade só tem sentido se pudermos medir a redução do impacto ambiental. Por isso, a empresa fixou também metas concretas, como aumentar para 55% o uso de energias renováveis em suas fábricas até 2021", explica Jean-Jacques Ligny, vice-presidente de Global Marketing, Digital e Communications.