O mais recente produto da linha de soluções biodegradáveis e naturais Verdessence, da BASF, apresenta-se na forma de um pó de origem vegetal com funções sensoriais. Suas minúsculas partículas contribuem para diminuir o efeito gorduroso de fórmulas cosméticas, deixando na pele "uma sensação suave e atalcada".
Alternativa natural aos adjuvantes sensoriais sintéticos
Produzido a partir de arroz sem OGM, o Verdessence RiceTouch [1] pode ser usado em diversos tipos de fórmulas. Sua capacidade de absorver a oleosidade faz desse ativo o ingrediente ideal para controlar o brilho da pele e criar um efeito matificante. "Além de reduzir o efeito pegajoso, o novo ingrediente facilita a aplicação", explica a BASF em um comunicado.
Capaz de substituir os adjuvantes sensoriais sintéticos, essa alternativa natural e biodegradável atende às necessidades dos laboratórios de formulação de cosméticos naturais e orgânicos e, segundo a empresa, convém a cuidados da pele, do corpo e dos cabelos, podendo também ser associado a produtos de maquiagem ou até mesmo a protetores solares.
"A sensorialidade é um fator importante para o consumidor na hora de escolher um produto cosmético. Com o Verdessence RiceTouch, oferecemos uma alternativa natural aos modificadores de sensorialidade sintéticos. É uma grande satisfação para nós fornecer às marcas um ingrediente com alto desempenho e excelentes qualidades sensoriais, que ainda por cima atende aos critérios de sustentabilidade para produtos cosméticos", ressalta Natalia Chudinova, Marketing Manager for Market Development Face/Skin Care da BASF.
Benefícios em termos de sustentabilidade
Como os demais componentes da linha de biopolímeros Verdessence, da BASF, o Verdessence RiceTouch é fabricado a partir de matérias-primas naturais e renováveis, sendo altamente biodegradável (segundo o padrão OCDE).
Produzido na União Europeia, o Verdessence RiceTouch não contém conservantes. Além disso, nenhuma modificação química é necessária durante o processo de fabricação. Com índice de origem natural de 1 (NI=1, segundo a norma ISO 16128), o ingrediente obteve as certificações COSMOS e NATRUE.