O novo ingrediente de cuidados capilares da BASF é um microcomplexo rico em peptídeos e nutrientes, denominado Kerasylium. Esse extrato vegetal é obtido por um processo de upcycling de torta de sementes de cardo-mariano (Silybum marianum), subproduto da fabricação do óleo dessa planta.
Extrato vegetal sustentável revalorizado
Os peptídeos de Kerasylium têm, em sua composição, um teor de aminoácidos semelhante ao da queratina, proteína naturalmente presente no cabelo e responsável por sua resistência e sua elasticidade.
"Muitos fabricantes de cosméticos utilizam a queratina em produtos capilares, pois ela contribui para restaurar a saúde interna dos fios. No entanto, os ingredientes à base de queratina habitualmente usados em tratamentos capilares são de origem animal. Nosso objetivo era mudar essa situação, por isso desenvolvemos o Kerasylium, que oferece uma alternativa de origem vegetal", explica Cécile Kalem, Launch Manager Europe da BASF Beauty Care Solutions France S.A.S.
Com o Kerasylium, a BASF amplia sua carteira de ingredientes ativos produzidos a partir de modelos circulares que preservam os recursos naturais. O cardo-mariano é utilizado na França para a produção de óleo, seguindo uma cadeia de abastecimento rastreável e sustentável.
Eficácia comprovada
Em razão de seu alto teor de peptídeos (50% a 70% do material ativo), o Kerasylium contribui para prevenir a quebra dos fios, em especial no caso de cabelos frágeis, pois estabiliza e restaura a queratina capilar, tornando os fios mais fortes, mais brilhantes e mais sedosos.
Além disso, pesquisas aprofundadas demonstraram que o Kerasylium atenua o processo de desnaturação da queratina, protegendo as proteínas estruturais do cabelo contra o estresse oxidativo e contribuindo para manter a cor por mais tempo.
Para conhecer mais detalhes sobre as recentes inovações em matéria de ingredientes cosméticos, leia nossa edição especial (em inglês): Cosmetic Ingredients - March 2023. |