Geka lança propileno reciclado compatível com fórmulas cosméticas
O fabricante de embalagens para o setor de beleza apresentou um polipropileno (PP) reciclado pós-consumo (PCR) que, além de atender às normas de acondicionamento de alimentos, convém à fabricação de componentes que entram em contato com fórmulas cosméticas. Segundo a Geka, o material permite diminuir em 75% a emissão de CO2, em comparação com o uso de materiais virgens.
O novo material contém pelo menos 95% de plástico PP reciclado, é totalmente inodoro e foi submetido a testes segundo critérios de diversas normas internacionais. A conformidade do material em relação a essas normas abre novos horizontes para o acondicionamento de produtos como rímel à base de água. "Pela primeira vez, a embalagem pode ser inteiramente fabricada a partir de materiais reciclados", explica a Geka.
Além disso, o novo material apresenta características otimizadas para o uso em embalagens cosméticas. De cor neutra, ele não contém impurezas, possibilitando um amplo leque de combinações de cores, nuances e efeitos que não poderiam ser obtidos com os materiais reciclados tradicionais. "Podemos produzir tanto um branco puro como um preto profundo", afirmou a Geka ao site Premium Beauty News.
A empresa ressalta que não é necessário modificar as ferramentas e os equipamentos de fabricação, pois as configurações do processo de produção são basicamente idênticas às usadas com o propileno convencional.
Programa Speed Line da HCT
Com seu novo programa Speed Line, a HCT reúne diversas vantagens num único conceito: embalagens recicláveis, entrega rápida e redução da quantidade mínima de pedido (MOQ). Os modelos ficam estocados na fábrica da HCT, que produz séries de 2.500 a 25.000 peças em apenas duas a três semanas, com decoração personalizada definida pelo cliente.
Os componentes específicos ao programa são fabricados inteiramente em PET reciclável. Para garantir a reciclabilidade dos componentes, o programa disponibiliza um número menor de processos de decoração, oferecendo apenas técnicas como serigrafia, estampagem a quente e impressão a jato de tinta, além da tecnologia Inboss, desenvolvida pela HCT.
Lumson: nova coleção de alumínio
Com o nome de Essential, a nova coleção de alumínio lançada pela Lumson é composta por quatro frascos atmosféricos (50, 75, 100 e 150 ml) que podem ser equipados com bombas para cremes (em dosagens mais altas) ou spray.
O alumínio é um material leve e passível de ser reciclado indefinidamente. No entanto, para minimizar ainda mais seu impacto ambiental, as embalagens da linha Essential podem ser fabricadas em metal 100% PCR.
A nova gama de frascos é compatível com um amplo leque de produtos (cuidados da pele ou do corpo, produtos capilares e protetores solares), destinados tanto ao segmento de luxo como ao mercado masstige. Além de oferecerem a possibilidade de personalização com diversos tipos de decoração e efeitos, os frascos podem ser equipados com dispensadores em PP ou em PCR PP.
Double Glass Refill & Go, da Berlin Packaging - Premi Industries
Pensando nos segmentos de maquiagem e cuidados da pele extra-premium, a Berlin Packaging - Premi Industries apresentou a Double Glass Refill & Go, nova coleção de embalagens de vidro recarregáveis, disponíveis nos formatos 15 ml e 30 ml. A embalagem oferece ao consumidor final a possibilidade de levar, na bolsa ou na mala, o núcleo do produto – uma ampola de vidro equipada com uma bomba dispensadora –, bem como de trocar o refil de maneira rápida e intuitiva. É possível separar os componentes por tipo de material, o que facilita o processo de coleta seletiva.
Baralan apresenta decoração 3D para embalagens cosméticas
Em colaboração com a Stratasys, empresa especializada em impressão 3D, e com a ICA, referência mundial em matéria de inovação na área de revestimentos para vidros e plásticos, a Baralan apresentou uma nova solução de decoração em três dimensões para embalagens cosméticas.
"A impressão 3D em vidro e plástico é uma técnica tangível, em virtude de sua capacidade de aderir ao vidro e de sua transparência, além de oferecer o charme de uma infinidade de cores e motivos", explica Maurizio Ficcadenti, Global R&D Manager do grupo Baralan.
A nova solução pode ser aplicada a todas as embalagens produzidas pela Baralan.