O trabalho de diversidade e inclusão no Grupo Boticário foi reconhecido na Pesquisa Ethos/Época pela primeira vez. A companhia, que participa do estudo desde 2016, aparece entre os destaques de 2024 como uma das empresas mais inclusivas na categoria de Bens e Consumo.
No Grupo Boticário, por exemplo, as mulheres são maioria na liderança. E elas também correspondem a mais de 70% do quadro de cientistas da área de Pesquisa e Desenvolvimento de Qualidade.
Diversidade como estímulo para inovação
De acordo com a pesquisa, 80% das empresas acreditam que o investimento em diversidade e inclusão, além de ser uma questão de justiça social, é uma estratégia para estimular a inovação nos negócios.
De acordo com o Grupo Boticário, a estratégia de diversidade e inclusão também traz resultados com o lançamento de novo produtos: mais de 60% dos lançamentos de produtos consideram atributos inclusivos. Os pincéis para maquiagem para pessoas com deficiência visual, a base aderente e o engrossador multiuso são exemplos de acessórios inclusivos lançados pela companhia recentemente.
“A ideia é atender às necessidades da população brasileira e contribuir para a transformação do futuro da beleza”, afirma Rony Santos, gerente sênior de diversidade, equidade e inclusão do Grupo Boticário.
Os temas de Diversidade e Inclusão também fazem parte dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário. São compromissos para 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Grupo Boticário tem duas metas principais nestes temas. Externamente, a companhia busca promover a diversidade e a inclusão através das suas compras, comercialização e comunicação. Internamente, busca-se aumentar a representatividade e inclusão de pessoas diversas no quadro geral e na liderança do GB, refletindo a população brasileira. Essas metas são analisadas sob cinco dimensões: gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.